Centro de baixa pressão entre o Norte da Argentina e o Rio Grande do Sul mexeu ontem com o tempo em toda a região. Na Argentina, a instabilidade associada ao sistema foi a responsável por tornado (foto) na localidade de San Cristobal, província de Santa Fé, que não deixou danos. Temporais atingiram as províncias centrais do país e choveu em muitos locais castigados pela forte seca. Também no Uruguai, a instabilidade decorrente da baixa pressão trouxe chuva e tormentas isoladas. As precipitações foram muito mal distribuídas no Uruguai com acumulados abaixo de 25 mm na maior parte do país que passa por estiagem, severa em algumas áreas.

 

No Sul do Brasil, o sistema causou chuva nos três estados com precipitações localmente intensas no Paraná, onde algumas cidades tiveram mais de 50 mm. No Rio Grande do Sul, a chuva foi muito irregular com volumes baixos na maioria dos municípios. Houve pancadas isoladas fortes. O centro de baixa pressão atua hoje sobre o Rio Grande do Sul à medida que avança para o oceano. Por isso, a atmosfera segue instável com chuva ao menos em parte do dia em todas as regiões, mas, as precipitações serão irregulares com pancadas fortes com altos volumes em curto período só de forma localizada.

 

A pressão atmosférica baixa com ar quente e úmido mantém hoje o risco de temporais isolados. Considerando a maior vorticidade da atmosfera pelo centro de baixa pressão, episódios localizados de vento forte até com nuvens funis não são descartados. Amanhã, o tempo ainda não firma e parte do Estado deve ter chuva no decorrer do dia e que, em alguns pontos, ainda poderá ser de forte intensidade. Na quinta, a Metade Leste gaúcha segue com instabilidade e a partir de sexta o tempo seco predomina no Estado.