Anúncios

Chuva com volumes elevados atingiu várias regiões do Rio Grande do Sul nas últimas horas e com acumulados em alguns pontos até acima de 150 mm como consequência de um episódio de intensa instabilidade.

Chuva em Porto Alegre

Chuva supera metade da média do mês em Porto Alegre | ALEX ROCHA/PMPA

As fortes precipitações tiveram início ainda na noite de sexta no Oeste gaúcho por conta de áreas de instabilidade geradas pelo calor de até 35ºC da tarde. Ontem, a chuva avançou pelo estado e foi mais volumosa novamente no Oeste, onde várias cidades anotaram de 50 mm a 100 mm. Hoje, com a frente fria, a chuva se intensificou na Metade Norte do estado.

De acordo com dados da rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul até o final da manhã deste domingo foram de 162 mm em Alegrete, 128 mm em Uruguaiana, 115 mm em Ivorá, 114 mm em Ibarama, 112 mm em Lagoa Bonita do Sul, 111 mm em Restinga Seca, 108 mm em Nova Palma e Agudo, 106 mm em Faxinal do Soturno, 102 mm em Passa Sete, 101 mm em Rio Pardo, e 100 mm em Rosário do Sul.

Um grande número de cidades registrou acumulados até agora de 50 mm a 100 mm no Oeste, Centro, Planalto Médio, Noroeste, Vales e a Serra, mas os acumulados tendem a aumentar ainda mais e vários municípios devem superar a marca dos 100 mm até esta segunda-feira.

Em Porto Alegre, conforme dados do Cemaden, a chuva até o final da manhã registrou os maiores volumes na zona Norte com até 68 mm. Na área metropolitana, os volumes foram de 93 mm em Canoas, 83 mm em Gravataí, 77 mm em Cachoerinha, 75 mm em Esteio, 74 mm em Alvorada, 67 mm em Sapucaia do Sul, 66 mm em Novo Hamburgo, 64 mm em Eldorado do Sul e São Leopoldo, 52 mm em Viamão,

A MetSul Meteorologia alerta que vem mais chuva e que pode ser forte, o que torna os acumulados até agora parciais na maior parte do Rio Grande do Sul. Segue chovendo na maioria das regiões na tarde e noite de domingo e vem mais água na segunda-feira.

Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a noite de hoje e a madrugada, manhã e tarde desta segunda-feira. Os mapas podem ser consultados atualizados pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui).

METSUL

Como se observa, a perspectiva é de a instabilidade se intensificar sobre o Sul do Brasil, entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, com chuva forte e novos temporais isolados de raios, vento e granizo no final do domingo e principalmente entre a madrugada e a da manhã de segunda. Consequência do avanço de ar frio sobre a atmosfera quente e úmida na região.

Assim, o começo da segunda-feira pode ter muita chuva do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com acumulados em alguns pontos até de 50 mm a 100 mm em poucas horas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.