Chuva intensa atingiu o Litoral Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, causando alagamentos e inundações na praias. A chuva ganhou muita força no final da manhã e no começo da tarde, produzindo elevados acumulados em curto período.

Pontos de Capão da Canoa ficaram debaixo d´água com pontos de alagamentos intransitáveis no final da manhã e o começo da tarde | ALEXANDRE AGUIAR/METSUL/CP
Estações meteorológicas registraram entre o começo da chuvarada de manhã o meio da tarde desta sexta-feira acumulados de chuva de 98 mm em Xangri-lá, 79 mm em Capão da Canoa, 73 mm em Tramandaí e 34 mm em Torres.
A forte chuva que atingiu Capão da Canoa nas últimas horas provocou uma série de alagamentos e transtornos em diferentes pontos da cidade do Litoral Norte gaúcho. Ruas e avenidas ficaram completamente intransitáveis, houve invasão de água em imóveis e registros de veículos ilhados ou danificados.
Entre os pontos mais críticos, ruas no bairro Guarani, que foram totalmente tomadas pela água. A situação também foi grave na Avenida Cristóvão Colombo, nos bairros Guarani e Nova Guarani, onde a água encobriu a pista e impediu a circulação.
Na região central, a Avenida Sepé e vias próximas registram lâminas d’água acima do nível da calçada. Nas imediações da Escola Divina Providência, na Avenida Martinho Jota Espínola, um grande alagamento abriu um valo na via, levando ao fechamento parcial da rua. Um veículo chegou a cair no local, mas, apesar do susto, não houve feridos.
Outro ponto crítico foi o cruzamento da Avenida Beira Mar com a Avenida Poti, onde um trecho do calçadão foi destruído pela força da água da enxurrada que chegava a formar ondas nas ruas.
A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil atuou no balizamento das áreas mais afetadas e no reforço da sinalização para evitar novos acidentes. Motoristas são orientados a evitar deslocamentos desnecessários e buscar rotas alternativas até que o nível da água baixe e a situação seja normalizada. A recomendação é de atenção redobrada e cuidado nas áreas atingidas.
Em Xangri-lá, a chuva muito intensa no final da manhã e no começo da tarde causou diversos pontos de alagamentos. Havia grande acúmulo de água na Avenida Paraguassu e vias laterais com enxurrada em alguns pontos.
