Anúncios

Frente fria mudará radicalmente o tempo neste domingo com chuva e alto risco de tempestades, algumas fortes a severas, especialmente de vento, depois de um sábado marcado por calor intenso e máximas que chegaram a quase 38ºC no Rio Grande do Sul.

Frente fria chegará com muitos raios e temporais neste domingo | GABRIEL ZAPAROLLI

Estações meteorológicas registraram no interior gaúcho máximas de 37,6ºC em Maçambará; 37,3ºC em Jaguarão; 36,7ºC em Vale do Sul; 36,6ºC em Itaqui; 36,5ºC em Santa Maria; 36,4ºC em São Sepé; 36,3ºC em Silveira Martins; 36,2ºC em Alegrete; 36,0ºC em Teutônia; 35,9ºC em São Gabriel; 35,8ºC em Bom Princípio, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Assis e Colinas; 35,6ºC em Pejuçara, Tupanciretã e Restinga Seca; 35,4ºC em Estrela; 35,3ºC em Vila Nova do Sul; 35,2ºC em São Borja; 35,1ºC em Riozinho, Livramento e Venâncio Aires; e 35,0ºC em Cacequi e Herval.

Em Porto Alegre, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico acusou 33,6ºC. Na região metropolitana, os termômetros apontaram 34,9ºC em São Leopoldo; 34,7ºC em Campo Bom; 34,5ºC em Sapucaia do Sul; 34,2ºC em Viamão; 33,0ºC em Cachoeirinha e Gravataí; e 31,7ºC em Eldorado do Sul.

Devido ao calor, como era previsto, área de instabilidade isoladas com chuva e temporais se formaram do Centro para o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul neste sábado. É instabilidade convectiva pela alta temperatura, como ocorre da tarde para a noite nos meses de verão, e não ainda uma frente fria que recém vai começar a ingressar na noite deste sábado no Centro da Argentina.

A frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho entre o final da madrugada e a manhã deste domingo, avançando pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia. No final do domingo, a frente já atinge o Oeste do Paraná e o Oeste e o Meio-Oeste catarinense.

Como consequência, o dia de maior risco de tempo severo no Rio Grande do Sul é justamente este domingo, que vai começar com sol e calor na maioria das regiões e terá a mudança do tempo da tarde para a noite na maioria das cidades.

Modelos indicam a virada do tempo em Porto Alegre entre o meio e o fim da tarde com risco de chuva forte de curta duração e possibilidade de rajadas de vento forte.

Partes de Santa Catarina e do Paraná podem ter chuva e temporais isolados da tarde para a noite do domingo antes mesmo da chegada da frente fria por conta da formação de áreas de instabilidade pré-frontais. Até o fim do dia, o sistema frontal provoca chuva e tempestades localizadas no Oeste e Meio-Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná.

Os temporais deste domingo podem provocar chuva localmente forte de curta duração, granizo isolado de variado tamanho, muitos raios e, especialmente, vento. Há o risco de vendavais isolados e alguns podem ser fortes a severos com rajadas perto e acima de 100 km/h, o que pode provocar estragos e causar falta de energia.

Na segunda-feira, a frente segue progredindo para o Norte e ainda traz instabilidade com chuva e risco de temporais principalmente entre o Norte gaúcho e o Paraná com a linha frontal de maior instabilidade se deslocando de Oeste para Leste.

A segunda será ainda o dia de maior risco de temporais por conta da frente fria em estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. O sistema frontal avançará pelas duas regiões com nuvens carregadas que trarão chuva localmente forte e possibilidade de temporais de vento e granizo no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais.

Anúncios