Um período de forte instabilidade atingirá o Sul do Brasil entre o final desta quinta-feira e o fim de semana com elevado potencial para chuva forte e localmente volumosa assim como temporais isolados que em alguns pontos podem ser fortes a severos.
Período de forte instabilidade terá chuva forte, ventania de Norte e temporais isolados com raios, vento e granizo | ELENARA STEIN LEÃO/ARQUIVO
É o que indica a análise da MetSul Meteorologia a partir de um complexo cenário na atmosfera que, inicialmente, terá o ingresso de ar muito quente e, na sequência, o avanço de uma frente fria.
O que vai ocorrer? Uma corrente de jato em baixos níveis intensa vai transportar ar quente e trazer vento Norte de forte intensidade para várias regiões gaúchas durante a sexta-feira.
O avanço do ar quente sobre a atmosfera mais fria formará áreas de instabilidade mais no Rio Grande do Sul no final desta quinta com chuva, raios e risco de granizo isolado, em especial no Oeste, Noroeste e o Centro do estado.
Na madrugada e manhã da sexta, a instabilidade atinge grande parte do Rio Grande do Sul com chuva que será localmente forte e acompanhada de raios e trovoadas, podendo ocorrer temporais isolados de vento e granizo.
No decorrer da sexta, a instabilidade persiste mais ao Sul gaúcho com chuva e alto risco de granizo, mas na maioria das áreas do estado o tempo deve melhorar com sol e nuvens e uma disparada da temperatura pela corrente de jato em baixos níveis que provocará vento Norte forte a intenso.
Com isso, a temperatura dispara e a tarde será quente a muito quente em parte do Rio Grande do Sul, em particular no Oeste, Noroeste, Centro e Metade Norte. Várias cidades podem passar de 30ºC e alguns pontos pode ter marcas perto ou ao redor de 35ºC. O Noroeste terá muito calor e os dados se dividem sobre a Grande Porto Alegre, onde alguns modelos indicam calorão e outros não.
Já no sábado, com a aproximação de uma massa de ar frio que avança do Chile para a Argentina, uma frente fria se organiza e traz chuva desde cedo para pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do sábado, a frente avança pelo Rio Grande do Sul com chuva que será localmente forte e com risco de vendavais isolados pelo ar quente na dianteira.
A frente fria muda o tempo ainda no sábado em parte de Santa Catarina, como no Oeste e o Meio-Oeste, e atinge ainda áreas do Oeste e do Sudoeste do estado do Paraná.
No domingo, a frente ainda traz chuva no Norte e parte do Nordeste gaúcho, mas na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo melhora com sol sob ar seco e frio. O sistema frontal causa chuva na maioria das regiões catarinenses e ainda em parte do Paraná.
Volumes de chuva
Com a instabilidade inicialmente causada por ar quente e depois pela frente fria, chuva com volumes altos é esperada no Sul do Brasil até o começo da semana que vem com possibilidade de marcas perto e acima de 100 mm.
Os mapas abaixo, disponíveis ao assinante na nossa seção de mapas (assine aqui), trazem as projeções de chuva acumulada em cinco dias dos modelos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), do Met Office do Reino Unido (UKMET), do modelo alemão (ICON) e do modelo canadense (CMC).
METSUL
METSUL
METSUL
METSUL
Como se observa nos mapas, há um consenso de que pode chover com acumulados altos em parte do Sul do Brasil no período com os maiores volumes no Rio Grande do Sul, no Oeste e Meio-Oeste catarinense e ainda em parte do Oeste e do Sudoeste do Paraná.
Vento e risco de temporais
Uma corrente de jato de grande intensidade vai trazer ar muito quente para o Rio Grande do Sul nesta sexta. A temperatura vai disparar em algumas cidades que terão marcas de verão em pleno agosto e ainda rajadas de vento Norte.
METSUL
Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera.
Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes que trazem ar quente costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até o Rio Grande do Sul.
A intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai trazer vento do quadrante Norte moderado com rajadas fortes a muito fortes no Rio Grande do Sul principalmente amanhã e no começo do sábado, quando o corredor de vento estará mais deslocado para o estado gaúcho.
Onde mais deve ventar forte de Norte com a corrente de jato será no Oeste, Centro e no Sul gaúcho, embora se espere que o tempo fique ventoso em outras regiões. Neste tipo de situação, Porto Alegre e a maior parte da região metropolitana não costumar ter vento muito forte, exceção de pontos perto da Serra como o Vale do Sinos.
Projeção de vento máximo do modelo WRF até 21h de sábado que considera vento Norte e temporais isolados com vento | METSUL
É muito alta ainda a probabilidade de temporais no Sul do Brasil neste período de forte a intensa instabilidade atmosférica com risco de vendavais e queda de granizo em diferentes pontos dos três estados.
No momento inicial, o avanço de ar quente deve favorecer temporais. Modelos indicam temperatura a 850 hPa (1500 metros de altitude) acima de 20ºC, o que aponta para uma atmosfera bastante aquecida. Instabilidade sob estas condições térmicas costuma ter nuvens carregadas com raios e uma probabilidade acentuada de granizo.
No segundo momento, quando do avanço da frente fria, é ainda alto o risco de tempo severo porque a frente vai ter ar muito quente em sua dianteira. Cresce, então, a ameaça de vendavais isolados, até porque haverá uma corrente de jato em baixos níveis que agrava o perigo de fenômenos severos isolados de vento.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.