Anúncios

Um rio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul voltou a causar chuva localmente forte a intensa na terça-feira no estado com novas ocorrências de enxurradas e inundações repentinas em algumas cidades.

Chegada da chuva nesta terça à tarde em Caxias do Sul | PABLO PASUCH

A instabilidade nesta terça foi mais forte nas Missões, Alto Jacuí, Alto Uruguai, Planalto Médio e Vale do Taquari, onde em diferentes municípios a precipitação durante o dia passou dos 50 mm.

Os acumulados de chuva só desta terça até o fim da tarde somaram 82 mm em Pontão, 70 mm em Espumoso, 58 mm em Cruz Alta, 56 mm em Boa Vista do Cadeado, 55 mm em Panambi, 54 mm em Ronda Alta, 53 mm em Colinas e 51mm em São Luiz Gonzaga.

Como consequência da chuva forte houve mais transtornos, assim como já havia ocorrido na segunda-feira. Em Rondinha, por exemplo, a chuva intensa chuva provocou enxurrada. Houve alagamentos em setores do Vale do Taquari, na região de Lajeado.

Além da chuva forte, ocorreram temporais em pontos muito isolados. Gaurama, no Alto Uruguai, enfrentou tempestades com chuva intensa e vendaval. Na Serra, forte vendaval localizado causou estragos como destelhamentos na comunidade de Vila Rica, em Farroupilha.

O sol chega aparecer com nuvens em vários pontos do estado nesta véspera de Natal, mas com períodos de maior nebulosidade. Rio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul causa outro dia de instabilidade. Chove na maioria das cidades gaúchas no decorrer do dia, em alguns pontos já de manhã e em mais locais da tarde para a noite.

Está mantido o alerta da MetSul de chuva isoladamente forte a intensa com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas. Temporais muito isolados de vento forte podem ocorrer. Será outro dia quente e com grande abafamento pelo ar tropical quente e muito úmido.

Quanto já choveu até agora

Dezenas de municípios gaúchos, especialmente da Metade Norte, somam mais de 100 mm desde o domingo, quando o rio atmosférico se formou sobre o Rio Grande do Sul e deu início ao episódio de instabilidade frequente. Em alguns, especialmente no Noroeste, a chuva passa de 200 mm.

Com a manutenção da instabilidade, a tendência é de os acumulados aumentarem ainda mais até o próximo fim de semana com a possibilidade de alguns pontos do Rio Grande do Sul somarem 300 mm a 400 mm em apenas uma semana.

Chuva e abafamento ainda por vários dia

A MetSul alerta que o rio atmosférico persistirá no estado ainda por vários dias. Com isso, ao menos até o começo da semana que vem o tempo não firma no Rio Grande do Sul e pode chover todos os dias no estado até o domingo (28) ou a segunda-feira (29).

Chamamos a atenção que isso não significa que vai chover todos os dias em todas as cidades do estado e o tempo todo. Haverá períodos com sol, nuvens e calor, e além disso haverá locais com trégua da chuva em alguns dias.

A manutenção do rio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul até o começo da próxima semana sob uma massa de ar quente, como a MetSul já alertou, significa que haverá novos episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período capazes de causar alagamentos, inundações repentinas e enxurradas, ou seja, haverá mais transtornos por excesso de chuva e com risco de temporais isolados com vendavais e granizo.

Anúncios