Chuva marca esta segunda-feira de começo da primavera (leia aqui sobre a primavera) com frente fria que avança pelo Sul do Brasil ao longo do dia, trazendo chuva na maioria das áreas dos três estados da região e ainda temporais localizados com vento forte.
Chuva no dia que marca o começo da primavera | CESAR LOPES/PMPA
No Rio Grande do Sul, o avanço de massa de ar frio intensifica novamente a instabilidade em parte do estado ao encontrar o ar quente e úmido. Por isso, o dia se inicia com chuva na maioria das regiões gaúchas.
No Norte e no Nordeste do estado, em áreas como o Alto Uruguai, Planalto Médio, Alto Jacuí, Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte é alto o risco de chuva forte a intensa durante esta primeira metade do dia.
Entre a tarde e a noite desta segunda-feira, o tempo gradualmente apresenta melhoria com o avanço do ar seco e frio de alta pressão, o que vai garantir que quase todo o estado gaúcho termine o dia com o tempo firme.
O dia que marca o começo da primavera é ameno a agradável, mas com a chegada do ar frio a temperatura estará mais baixa à noite, quando ocorrem as mínimas de hoje. Já nesta madrugada o ar frio já trouxe marcas de 10ºC a 13ºC no Oeste e no Sul gaúcho. Nas próximas horas, o ar frio avança para as demais regiões.
Em Santa Catarina e no Paraná, com a frente fria, a chuva é generalizada nesta segunda e forte a intensa em muitas áreas. Ocorrem ainda temporais isolados com vendavais e granizo, especialmente no Paraná.
Aliás, o final do domingo e as primeiras horas desta segunda já tiveram vendavais com rajadas medidas em estações de 101 km/h em Marechal Cândido Rondon (PR), 82 km/h em Urupema (SC), 79 km/h em Xanxerê (SC), 75 km/h em Campos Novos (SC) e 72 km/h em Novas Tebas (PR).
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.