Anúncios

O Rio Grande do Sul terminou o período de Carnaval da mesma forma que começou: sol, calor e pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados. Esta terça-feira foi outro dia em que ar tropical quente e úmido favoreceu chuva em várias regiões do estado e que em alguns pontos foi de forte intensidade.

Chuva em Porto Alegre

Chegada da chuva na tarde de hoje em Porto Alegre | ALEX FABIANI

Já no começo do dia houve chuva forte em setores do Oeste e entre a tarde e a noite em outras regiões, como a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre.

Os acumulados de chuva desta terça até o fim da tarde somaram no interior 89 mm em Barra do Quaraí, 78 mm em Uruguaiana, 69 mm em Ronda Alta, 63 mm em Encruzilhada do Sul e 52 mm em Não-Me-Toque.

Na Grande Porto Alegre, choveu muito forte em diferentes pontos com a chegada da forte instabilidade gerada pelo calor durante a tarde. Até o fim da tarde, estações registraram 73 mm em Campo Bom, 65 mm em Eldorado do Sul, 48 mm em São Leopoldo e 37 mm em Sapucaia do Sul.

Em Porto Alegre (foto), os volumes de chuva não foram altos e não houve vendaval ou queda de granizo, a despeito de alerta severo da Defesa Civil transmitido pela tecnologia de cell broadcast.

Onde houve temporal e forte de chuva intensa foi no Norte da área metropolitana. A chuva muito forte em curto período atingiu parte de Campo Bom e duramente a cidade de Sapiranga, onde houve vários pontos de alagamentos e enxurrada.

 

Um temporal foi forte em São Leopoldo, provocando estragos significativos no bairro Rio dos Sinos, onde sete postes caíram sobre a ponte da Avenida Mauá, ao lado dos trilhos do trem, bloqueando totalmente o trânsito e deixando a via sem previsão de liberação até o início da noite.

A força do vento e da chuva intensa causou transtornos imediatos, com isolamento inicial feito por moradores até a chegada das equipes públicas. Após a tempestade, um motociclista ficou ferido e a passageira sofreu luxações pelo corpo.

GEISON CONCENCIA/GES

O sol aparece com nuvens nesta Quarta-Feira de Cinzas no Rio Grande do Sul, mas em diferentes pontos do estado ocorrem momentos de maior nebulosidade em parte do dia.

A atmosfera quente mantém a instabilidade, mas que será menor que nos últimos dias no território gaúcho. Vai chover nesta quarta-feira de forma isolada e passageira em pontos principalmente do Oeste e da Metade Norte gaúcha, e localmente com forte intensidade, mas em menor número de localidades que ontem e hoje.

O calor prossegue e com sensação de abafamento. As maiores máximas ocorrem junto à Fronteira Oeste, por efeito de uma bolha de calor no Norte da Argentina e no Paraguai, com máximas perto e ao redor dos 35ºC.

Anúncios