Episódio de chuva extrema localizado atingiu nesta quinta-feira o município de Doutor Maurício Cardoso, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O volume de chuva em poucas horas atingiu o dobro da média histórica do mês inteiro na região.
A quantidade de chuva que caiu em Doutor Maurício Cardoso em curto intervalo foi enorme e suficiente para provocar alagamentos e inundações repentinas nas áreas urbana e rural do município. A água destruiu estradas rurais e fez a prefeitura suspender o transporte escolar dos alunos que moram na zona rural.
Produtores rurais, que até dias atrás estavam angustiados com precipitação irregular e abaixo da média para a cultura de milho, relataram que suas lavouras ficaram inundadas com o dilúvio que se abateu sobre o município. As lavouras de soja que haviam sido semeadas há poucos dias tiveram perdas imensas, com a água levando as sementes, adubo e a propria camada superficial da terra.
Emissoras de rádio locais informaram que, por efeito da chuva extrema e do grande volume de água, a antiga barragem da Corsan localizada na entrada da cidade acabou transbordando.
A chuva intensa causou problemas em outros pontos da região, embora tenha chovido menos que em Doutor Maurício Cardoso. A estrada Transburicá, no interior do município de Horizontina, teve pontos de interdição e necessitou desobstrução.
Não há relatos de pessoas em risco ou desabrigadas. Equipes das secretarias de infraestrutura dos municípios estão em campo para ações emergenciais e os primeiros levantamentos.
🔴 TEMPO | Episódio de chuva extrema atinge o Noroeste gaúcho. Prefeitura fala em 300 mm de chuva em poucas horas. Barragem transbordou.
‼️ Saiba mais e entenda o que ocorreu. ▶️ https://t.co/c29tsbxrS3 pic.twitter.com/ZYplm69yJF
— MetSul.com (@metsul) November 28, 2024
Uma estação meteorológica automática particular instalada no município de Doutor Maurício Cardoso acusou chuva de 276 mm até o fim da tarde de hoje, mas não temos como confirmar de forma independente a correção do dado, embora seja crível pelas imagens da região que a chuva tenha atingido valores excepcionalmente altos.
Outra estação, da Secretaria Estadual da Agricultura e da FETAG, entre Doutor Maurício Cardoso e Horizontina, acusou 53 mm. Houve registros ainda na região até o fim da tarde de hoje de 50 mm em Santo Cristo e 75 mm em Três Passos.
O que ocorreu em Doutor Maurício Cardoso foi um episódio extremamente localizado de precipitação muito excessiva. Não raro nos meses quentes do ano, sob ar muito quente e úmido de origem tropical, como é o caso de agora, podem se produzir eventos excepcionalmente fortes de precipitação com acumulados extraordinários em curto período.
E a chuva excessiva não foi surpresa. Modelos numéricos de alta resolução da MetSul já indicavam o risco de chuva muito volumosa na região nesta quinta, o que nos levou a emitir um alerta de altos acumulados de chuva com risco de temporais para hoje no Noroeste e no Norte gaúcho.
O mapa acima, com a rodada das 21h de terça-feira do nosso modelo WRF, quase dois dias, já apontava chuva com acumulados isolados de 150 mm a 200 mm exatamente na área em que se produzir o dilúvio.
O risco de chuva extrema isolada prossegue, de acordo com a análise da MetSul. Os estados com maior risco destes episódios, que por serem muito localizados não há como exatamente se prever onde ocorrerão, são Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Pontos destes estados podem ter acumulados isolados extremamente altos com risco de alagamentos e inundações repentinos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.