Anúncios

Chuva em São Paulo foi muito forte no final do domingo com o deslocamento de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A chuva na cidade de São Paulo já supera a média histórica do mês inteiro de outubro e por larga margem recém no nono dia do mês. As fortes precipitações na capital durante as últimas horas com a chegada de uma frente fria fizeram que a chuva deste mês até agora superasse a média climatológica de outubro.

De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona Norte da cidade, o acumulado de chuva do dia 1º de outubro até 6h da manhã desta segunda-feira (9) atingia 216,6 mm.

Uma vez que a média histórica de chuva de outubro na cidade de São Paulo pela estação do Mirante é de 127,2 mm (série 1991-2020) e já choveu mais de 200 mm, a precipitação deste mês já está em 150% da climatologia histórica mensal.

Outubro, que não costuma ser um mês muito chuvoso na capital paulista, ao contrário dos meses do verão, já ultrapassa no nono dia do mês a precipitação registrada em janeiro deste ano no Mirante de Santana de 211 mm e em breve vai bater os 239,2 mm de março.

O total mensal somente não deve romper os 428,9 mm de fevereiro deste ano, mês que terminou com 171 mm a mais que a média. Como comparação, outubro do ano passado na cidade de São Paulo teve 117,2 mm.

Somente nas últimas 24 horas, até 6h desta segunda-feira, a chuva na estação da zona Norte da cidade de São Paulo somou 75,8 mm, ou seja, mais da metade da média do mês todo. No primeiro dia de outubro, a chuva já havia atingido a metade da climatologia histórica mensal.

E vem mais água ainda para São Paulo. O tempo hoje na capital paulista vai estar instável com chuva durante vários momentos do dia. Na sexta-feira, nova frente fria deve trazer precipitação, embora com volumes menores do que agora. Na primeira metade da semana que vem, ar tropical quente e úmido deve favorecer pancadas de chuva típicas de verão.

A MetSul Meteorologia havia advertido que outubro seria muito chuvoso na cidade de São Paulo e que a média de precipitação do mês inteiro poderia ser superada ainda nos primeiros dez dias de outubro.

Há um evidente sinal do El Niño interferindo na chuva com excessos nos três estados do Sul do Brasil e em São Paulo com o canal de umidade que favorece a chuva volumosa mais deslocado para áreas entre a Metade Norte gaúcha e São Paulo nos últimos dez a quinze dias.