Anúncios

Grande contraste no tempo nesta quarta-feira (4) entre o Sul e o Centro do Brasil com chuva em excesso em alguns estados e calor excessivo em outros com uma onda de calor que persiste, prevê a MetSul Meteorologia.

ARTE COM FOTOS DE RENE FRAGA E DENIS GOERL

Rio atmosférico, um corredor de umidade que se origina na Amazônia, provoca chuva hoje na maior parte do Sudeste do Brasil e alerta-se que localmente a chuva deverá ser forte a intensa.

Os maiores volumes são esperados no Norte, Nordeste e no Leste de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, embora possa chover isoladamente forte também em outros pontos do Sudeste do Brasil.

Os episódios de chuva localmente forte a intensa, que vão ocorrer mais da tarde para a noite desta quarta-feira, trazem risco de alagamentos em áreas urbanas, inundações rápidas e deslizamentos de terra em encostas.

Por outro lado, no Sul do Brasil, o sol aparece na maior parte da região e com forte a intenso calor principalmente no Rio Grande do Sul e no Oeste do estado de Santa Catarina.

Há chance de chuva em especial no Leste do Paraná, onde pode voltar a chover forte em Curitiba e outras cidades junto à Serra do Mar e perto da costa. Chuva é esperada ainda em setores do Leste e do Nordeste catarinense.

No Rio Grande do Sul, o sol predomina, entretanto com nuvens e nevoeiro no começo da manhã em alguns pontos. Momentos de maior nebulosidade no Nordeste gaúcho, particularmente entre a Serra e o Litoral Norte, onde não se afasta chuva isolada e passageira.

Uma massa de ar quente de origem tropical persiste sobre o estado e traz mais um dia de calor. Como vem ocorrendo, o calor será mais intenso no Oeste gaúcho com máximas que vão ficar perto e ao redor dos 40ºC. Máximas muito elevadas ocorrem ainda na fronteira com o Uruguai, Campanha e parte do Sul gaúcho.

Anúncios