Anúncios

Chuva e vento marcaram as últimas horas no Rio Grande do Sul com acumulados altos de precipitação em parte do estado. Os volumes passaram de 50 mm em diversas cidades e mesmo superaram a marca de 100 mm em algumas localidades.

ALEX ROCHA/PMPA

Os volumes de chuva de ontem e da madrugada desta terça-feira somaram na rede do Instituto Nacional de Meteorologia 100 mm em Quaraí, 78 mm em Alegrete, 75 mm em Livramento, 67 mm em Tramandaí e 50 mm em Tupanciretã.

As estações oficiais ainda indicaram no período acumulados de 49 mm em Rio Pardo, 48 mm em São Vicente do Sul, 47 mm em Dom Pedrito e Santo Augusto, 44 mm em Cruz Alta, 42 mm em Canela e 40 mm em Caçapava do Sul.

A MetSul Meteorologia reitera que, embora os volumes altos, os acumulados não são e não serão extremos nos principais rios do Rio Grande do Sul, assim não há qualquer margem de comparação com o cenário experimentado em abril e maio do ano passado sem previsão de enchentes, mas apenas alagamentos pontuais e inundações isoladas mais concentradas no litoral.

Além da chuva, como esperado, o vento soprou forte nas últimas horas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul pela influência do centro de baixa pressão atmosférica que foi responsável por instabilizar o tempo.

As estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram rajadas de vento de 68 km/h em Tramandaí e 67 km/h na Barra do Chuí, no extremo Sul gaúcho.

A influência do centro de baixa pressão traz mais um dia hoje de muitas nuvens e chuva no Rio Grande do Sul. A chuva aumenta nas Metades Norte e Leste, onde pode ser por vezes forte em alguns pontos. Porto Alegre e região estão entre as áreas que podem ter chuva em alguns momentos moderada a forte com risco de alagamentos pontuais.

Na Metade Oeste, a instabilidade cede e em algumas localidades já devem ocorrer momentos de melhoria, inclusive com a aberturas de sol em alguns municípios. No restante do estado, intervalos de melhoria com aberturas serão mais localizados.

O vento sopra moderado a forte no Sul e no Leste gaúcho ao longo do dia por efeito da baixa pressão e pode apresentar rajadas em alguns momentos variando de 50 km/h a 70 km/h, isoladamente superiores, especialmente na faixa costeira e no Sul do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.