A instabilidade não dá trégua nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão avança do Paraguai para o Estado nesta sexta-feira e vai trazer chuva para a maioria das regiões até o fim do dia. Poderá provocar isoladamente a ocorrência de chuva forte passageira com raios e ocasional granizo isolado. Vento, em geral, será fraco a moderado e qualquer ocorrência de ventania mais forte será localizada e acompanhando ocasionais temporais. Algumas áreas ainda podem ter sol e nuvens na primeira metade do dia, especialmente mais a Leste do Estado, contudo depois o tempo fecha e deve chover.

Projeção do modelo canadense para o meio-dia do sábado indica centro de baixa pressão de 1000 hPa no Sul gaúcho

No sábado, a área de baixa pressão estará mais profunda junto ao Leste do Rio Grande do Sul e ainda provoca chuva na maior parte do Estado, ao menos em parte do dia. Prevê-se instabilidade maior nas Metades Norte e Leste do Estado, onde a chuva pode vir a ser localmente forte com volumes altos localizados (até 50 mm ou mais em 24 horas) com risco de granizo isolado. Apesar da acentuada queda da pressão atmosférica, a MetSul não antecipa vento forte generalizado e ocorrência de ventania se ocorrerem devem ser localizadas. Já no sábado o tempo começa a apresentar melhoria em algumas áreas, em especial a Metade Oeste à medida que o centro de baixa pressão se desloca para Leste e ejeta para o oceano.

Na sequência, haverá período de melhoria mais ampla, porém temporário. No decorrer do domingo o sol aparece com nuvens na maioria das regiões, entretanto o centro de baixa pressão no Atlântico impulsiona ar frio que deve dar origem a uma frente fria que atingirá o Estado já no domingo com chuva concentrada na Metade Oeste, onde não se afasta o risco de pancadas localmente fortes e de temporais isolados. Essa frente, que vai pegar com chuva todo o Norte da Argentina e o Paraguai, além do Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil no começo da semana, ao avançar traz chuva para as demais regiões gaúchas no fim do domingo e/ou começo da segunda-feira, podendo provocar pancadas fortes de curta duração com risco de alguns temporais isolados. Ainda na segunda o tempo tende a melhorar em muitas áreas com o retorno do sol pelo ingresso de ar seco e frio que deverá trazer madrugadas de temperatura baixa na terça e na quarta.