Chuva e vento forte em algumas regiões foram a consequência da chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul neste domingo, que mudou o tempo no estado depois de vários dias de sol, nuvens e tempo firme.

Frente fria provocou vendaval com destelhamentos em Quaraí | NN TV
O setor Nordeste do estado, como esperado, teve calor pelo horário mais tardio de chegada da frente fria. Os termômetros indicaram 32,9ºC em Osório e Bom Princípio; 32,8ºC em Santo Antônio da Patrulha; 32,6ºC em Maquiné; 32,4ºC em Taquara; e 32ºC em Gravataí.
Fez ainda 31,8ºC em São Leopoldo, Rolante e Campo Bom; 31,5ºC em Colinas; 31,4ºC em Viamão; 31,2ºC em Porto Alegre; Montenegro e Eldorado do Sul; 30,9ºC em Teutônia; 30,8ºC em Portão; 30,5ºC em Nova Santa Rita; e 30,1ºC em Triunfo.
Com a chegada da chuva, a temperatura caiu. Choveu na maioria das regiões gaúchas e em algumas localidades a precipitação passou de 50 mm.
Dados indicavam até o final da tarde deste domingo volumes de chuva no estado de 75 mm em Itaqui, 66 mm em Maçambará, 63 mm em São Borja, 46 mm em São Francisco de Assis, 40 mm em Alegrete, 37 mm em Uruguaiana, 33 mm em São Gabriel, 31 mm em Jaguari e 30 mm em Barra do Quaraí.
Houve ainda vento. Em Quaraí, as rajadas chegaram a 97 km/h. O Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências provocadas pelo temporal. Um teto de garagem foi arrancado pelo vento e uma árvore caiu sobre uma residência. Pela cidade, também foram vistos containers deslocados, alguns galhos espalhados pelas ruas e um poste de energia caído.
Rajadas de vento de até 70 km/h foram observadas em diversas cidades do Sul do Rio Grande do Sul e também na região de Passo Fundo, no Norte do estado. Houve falta de luz em algumas cidades do Sul do estado.
Em Porto Alegre, o tempo mudou por volta das 14h30 com nuvens carregadas e rajadas de vento que ficaram perto dos 70 km/h no aeroporto, na zona Norte. No fim da tarde, a chuva alcançou a área da capital.
O começo desta segunda-feira pode ter chuva e garoa em alguns pontos do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia o sol aparece com nuvens em meio a períodos de nublado ou encoberto na maioria das regiões.
O tempo não firma e novas áreas de instabilidade se formam, ganhando força na segunda metade do dia. Da tarde para a noite, chove com pancada localmente fortes e risco de temporais isolados no Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Há possibilidade de granizo e vento forte em alguns pontos.
Não aquece tanto quanto neste domingo, mas a temperatura segue acima da média de maio nesta segunda com máximas de 23ºC a 26º C na maioria das cidades. Faz, porém, um pouco de frio cedo no Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.