Chuvas torrenciais inundaram estradas, casas e shoppings e interromperam brevemente as operações no aeroporto de Dubai enquanto tempestades assolavam o Golfo Pérsico nesta terça-feira, após deixarem pelo menos 18 mortos em Omã.
Dubai, o centro financeiro do Oriente Médio, foi paralisada pelas fortes tempestades que causaram inundações generalizadas nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein. Parte do sistema de tempestades afetava ainda áreas do Irã.
Os principais centros comerciais Dubai Mall e Mall of the Emirates sofreram inundações, e a água estava na altura dos tornozelos em pelo menos uma estação do metrô de Dubai. Estradas e comunidades residenciais também sofreram grandes inundações, em cenas repetidas em todo o rico em petróleo dos Emirados, um país desértico onde a chuva é um evento incomum.
As escolas foram fechadas em todo os Emirados Árabes Unidos e espera-se que permaneçam fechadas nesta quarta-feira, quando são previstas mais tempestades, incluindo queda de granizo.
A semifinal da Liga dos Campeões da Ásia de futebol entre o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos e o Al Hilal da Arábia Saudita, que seria sediada em Al Ain, foi adiada por 24 horas por causa do tempo.
O serviço meteorológico local “instou os moradores a tomarem todas as precauções e a se manterem longe de áreas de inundação e acumulação de água” em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter. Tanto os governos dos Emirados Árabes Unidos quanto de Omã já alertaram que haverá provavelmente levarão a mais inundações, informou a agência Reuters.
O aeroporto de Dubai, o hub internacional mais movimentado do mundo em termos de tráfego de passageiros, suspendeu temporariamente as operações e cancelou dezenas de voos devido aos efeitos da chuva extrema. “Devido à tempestade intensa, as operações foram temporariamente suspensas por 25 minutos esta tarde, mas desde então foram retomadas e agora estão em modo de recuperação”, disse um porta-voz dos Aeroportos de Dubai para a imprensa local.
Imagens publicadas nas redes sociais mostraram aviões taxiando em uma área do aeroporto inundada. A chuva intensa causou problemas e inundou parte do terminal de passageiros, incluindo lojas do free shop. Veja os vídeos do aeroporto de Dubai com a chuva intensa.
Dubai Airport enjoying a light shower 👀✈️ pic.twitter.com/4g9pEf3RKg
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) April 16, 2024
WATCH: Wild video — Dubai airport looks like an ocean after massive rain and flooding. pic.twitter.com/8Ms4hcIb4O
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) April 16, 2024
O Bahrein também foi atingido por fortes chuvas e inundações após ser atingido por trovões e relâmpagos durante a noite. “Gosto de brincar na chuva, mas pela primeira vez isso me assusta”, disse Ali Hassan, de nove anos, enquanto ajudava sua mãe a retirar água de fora de sua casa em Manama.
As tempestades muito intensas com chuva, vento e queda de granizo atingiram os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e áreas do Qatar depois de passarem por Omã, onde causaram inundações mortais e deixaram dezenas de pessoas isoladas.
O corpo de uma criança foi recuperado na terça-feira, elevando o número de mortos para 18, com duas pessoas desaparecidas, disseram autoridades de emergência à agência oficial de notícias de Omã. Nove crianças e três adultos morreram quando seus veículos foram arrastados por inundações repentinas, relatou a agência de notícias no domingo.
A chuva no Aeroporto Internacional de Dubai somou 119 mm em apenas 24 horas até a manhã desta terça-feira. Uma vez que se trata de uma região desértica, acumulado tão alto em um dia é muito incomum e extraordinário. Para se ter ideia, a média anual de chuva de Dubai é de apenas 80 mm.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.