Volumes extremos de chuva atingiram o Rio Grande do Sul entre quinta-feira e hoje. Os acumulados em parte do estado foram equivalentes em apenas 24h a 36h a 100% a 200% da média de precipitação do mês inteiro, com alagamentos, inundações e bloqueio de rodovias.

Porto Alegre (foto) teve um dia chuvoso | ALEX ROCHA/PMPA
Grande quantidade de municípios no Oeste, Centro, Sul, Noroeste, Vales e até na Grande Porto Alegre registraram marcas acima de 100 mm. Dezenas somaram de 150 mm a 250 mm.
Onde mais choveu foi entre o Centro e o Oeste, exatamente como os modelos de previsão por computador indicavam.
Para se ter ideia, somente hoje, em cerca de 12 horas ou menos em várias cidades, choveu 183 mm em São Borja, 171 mm em Santa Maria, 164 mm em Santiago, 161 mm em Bossoroca e 150 mm em Agudo.
Em Porto Alegre, até às 18h, choveu até 60 mm em bairros da zona Sul. No extremo Sul da cidade, a chuva deve ter sido ainda mais volumosa, mas a estação federal em Belém Novo estava sem dados.
Estações meteorológicas próximas, no Sul da área metropolitana, indicaram até o fim da tarde 110 mm em Barra do Ribeiro e 101 mm em Eldorado do Sul.

ARTE DE LEANDRO MACIEL/CP
Agora, o Rio Grande do Sul terá uma longa sequência de dias com sol sob uma massa de ar seco e frio que chega neste fim de semana e trará noites mais frias e tardes de temperatura muito agradável. Nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, a semana que vem terá formação de geada na madrugada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.