Anúncios

Volumes elevados de chuva atingiram o interior do Rio Grande do Sul nesta sexta com marcas de até 80 mm, o que provocou transtornos durante o dia em algumas cidades.

Água invadiu a pista da BR-290 em Vila Nova do Sul | REPRODUÇÃO

Dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres indicaram 80 mm em Rosário do Sul, 48 mm em São Gabriel, 42 mm em Quaraí, 33 mm em Coronel Bicaco, 31 mm em Rio Pardo, 28 mm em Candelária, 25 mm em São Francisco de Paula, 24 mm em Vacaria e 20 em Parobé.

Já estações automáticas particulares apontaram 80 mm em Rosário do Sul, 57 mm em São Martinho da Serra, 51 mm em São Gabriel, 38 mm em Santo Antônio das Missões, 35 mm em Muitos Capões, 33 mm em Candelária, 32 mm em Ernestina, 30 mm em Monte Alegre dos Campos, 28 mm em Vacaria, 25 mm em Pinhal da Serra, 24 mm em Coxilha, 23 mm em Picada Café, 22 mm em Capão Bonito do Sul e 20 mm em Soledade.

A chuva foi consequência de uma massa de ar quente e úmido que cobre o Rio Grande do Sul e trouxe instabilidade desde cedo para o estado nesta sexta. Com a atmosfera úmida e aquecida, nuvens de chuva se formaram na maior parte do estado e localmente choveu forte.

No Centro do estado, a chuva forte causou bloqueio temporário na BR-290 em Vila Nova do Sul no começo desta sexta-feira, quando a água invadiu a pista da rodovia federal a partir de uma barragem que extravasou em propriedade rural. Na Grande Porto Alegre, chuva forte passageira causou alagamentos em Canoas, onde a chuva desta sexta somou 25 mm.

Massa de ar quente e úmida cobre o Rio Grande do Sul neste sábado. O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas pontos do estado terão períodos com maior cobertura de nebulosidade. Atmosfera quente e úmida outra vez favorece chuva localizada e passageira no território gaúcho e que já atinge algumas cidades ainda de manhã.

Com a temperatura mais alta da tarde, novas áreas de instabilidade isoladas se originam com chuva e de forma muito localizada não se pode afastar até temporal. O dia se inicia com marcas agradáveis e a tarde será quente, com marcas ao redor de 30ºC na Fronteira Oeste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.