A chuva cai desde a madrugada em Porto Alegre, é forte em vários momentos e passa de 100 mm em pontos da cidade. O Guaíba se eleva e em alguns bairros da cidade que já tinham secado a água volta a subir, como Meninos Deus, Praia de Belas e na Cidade Baixa.
Os acumulados de chuva nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia até o começo da tarde desta quinta-feira eram de 104 mm em Belém Novo e 80 mm no Jardim Botânico. Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, o Cemaden, a precipitação até o começo da tarde atingia 82 mm no Cristal e 75 mm no Partenon.
O nível do Guaíba oscilou muito desde o começo desta quinta-feira, mas a tendência era de elevação nas últimas seis horas. Estação da Tidesat, que apresenta números perto da realidade do que observa no Cais Central da Mauá, local de referência para cheias em Porto Alegre, indicava 3,21 metros no começo da tarde de hoje.
Com o Guaíba acima da cota de transbordamento e a chuva volumosa, o sistema de drenagem da cidade foi sobrecarregado com novas inundações em bairros em que as águas já tinham recuado nos últimos dias.
A situação piorou muito durante a manhã em bairros como Meninos Deus, Praia de Belas e na Cidade Baixa. A água impede a passagem de veículos no entorno da avenida Praia de Belas com a rua Barão do Gravataí, no bairro Menino Deus. A inundação chega na altura do joelho em pontos da região, que voltou a inundar.
Carros também encontram dificuldades para trafegar na avenida Érico Veríssimo com a Ipiranga. Há automóveis que fazem meia-volta e guiam na contramão, na tentativa de evitar a cheia. Moradores saíam de casa com pertences pela segunda vez na rua Barbedo.
Imagens também mostram que os alagamentos também retornam ao bairro Cidade Baixa. Na rua Barão do Gravataí, no cruzamento com a Getúlio Vargas, carros têm dificuldade de passar por conta do nível da água. Nas ruas Miguel Teixeira, Joaquim Nabuco e Luiz Afonso, a água também se acumula novamente.
De acordo com o Dmae, a estação de bombeamento de água (Ebap )12 está operando com a capacidade reduzida, por isso há água na região do Menino Deus. Equipes já estão no local atuando para colocar os demais motores em operação.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.