Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte um cenário de muita instabilidade com chuva forte a intensa e alto risco de temporais no Sul do Brasil neste domingo de Finados. Os volumes de chuva podem ser muito altos em curtos períodos em cidades de Santa Catarina e do Paraná, gerando transtornos.

ASAFF SAAB DE SOUZA

O tempo já se instabilizou neste sábado com chuva em vários pontos do Paraná, em locais do Oeste de Santa Catarina e no Noroeste do Rio Grande do Sul. No Paraná, em Capitão Leônidas Marques, a chuva passou de 50 mm. Instabilidade muito mais forte, entretanto, é indicada para este domingo. Em Campo Mourão, um forte temporal de vento e granizo causou estragos. Na região de Maringá, o granizo atingi com força algumas cidades.

O cenário de alerta se deve a um centro de baixa pressão que se desloca do Paraguai para o Paraná e depois para o litoral de São Paulo, cruzando pelo Sul do Brasil durante este domingo com chuva intensa e temporais.

O sistema provocará convecção profunda, gerando nuvens muito carregadas e mesmo células de tempestades, capazes de provocar chuva forte a muito intensa e ocorrências localizadas de granizo e vendavais.

A convecção é o nome dado ao processo natural em que o ar quente sobe e o ar frio desce na atmosfera. Quando o sol aquece o solo, o ar próximo à superfície também esquenta, fica mais leve e começa a subir. À medida que esse ar sobe, ele esfria e o vapor de água nele contido se condensa, formando nuvens.

De acordo com os dados meteorológicos, a instabilidade deve ser mais forte no Paraná e em parte de Santa Catarina enquanto no Rio Grande do Sul a chuva tende a ser mais irregular e não alcançar todos os municípios.

A chuva em diversas cidades paranaenses e em algumas de Santa Catarina poderá ser muito forte a intensa com pancadas por vezes torrenciais, trazendo acumulados muito altos em curtos períodos com alagamentos e risco de inundações repentinas.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite do domingo. Este e outros modelos com projeções de chuva podem ser consultados em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa na projeção, a chuva pode ser muito forte a intensa em diferentes pontos do Paraná e em áreas mais ao Norte e ao Nordeste de Santa Catarina no decorrer do dia. Os volumes em vários municípios podem ficar entre 50 mm e 100 mm em 24 horas, não se afastando acumulados isolados superiores.

No Rio Grande do Sul, o domingo de Finados terá sol, nuvens e períodos de maior nebulosidade com chuva irregular em diversas regiões no decorrer do dia. Já chove de manhã em alguns pontos, como no Oeste, e em maior número de áreas do Rio Grande do Sul da tarde para a noite.

A chuva será irregular e mal distribuída, o que vai fazer com que não alcance muitas cidades gaúchas neste domingo. Em Porto Alegre, por exemplo, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de nublado devido ao aumento da nebulosidade. Dados se dividem sobre a chance de chuva na capital gaúcha, mas se chover – e a probabilidade é baixa – deve ser mais para o fim do dia e muito pouco.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios