Anúncios

Chuva está de volta ao Rio Grande do Sul neste começo de semana e com volumes altos em parte do estado, confirmando os avisos da MetSul Meteorologia de que o tempo no território gaúcho mudaria nesta segunda-feira por conta de um centro de baixa pressão atmosférica.

A mudança do tempo se dá pela atuação de um centro de baixa pressão atmosférica que avança de províncias do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, com formação de nuvens mais carregadas a instabilidade.

A chuva teve início ainda no final do domingo na Fronteira Oeste, mas, como previsto, a instabilidade avançou para outras regiões e se intensificou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

A chuva atingiu na primeira metade desta segunda-feira principalmente cidades do Oeste, Centro e o Sul do estado, inclusive com acumulados altos em algumas cidades do Oeste gaúcho.

Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o fim da manhã de hoje acumulados de 56 mm em Quaraí, 28 mm em Livramento, 23 mm em Alegrete, 11 mm em São Vicente do Sul, 8 mm em Dom Pedrito, 7 mm em Bagé e 5 mm em São Gabriel e São Luiz Gonzaga.

Já estações particulares apontaram até o final da manhã volumes de 60 mm na cidade de Uruguaiana, 57 mm em Barra do Quaraí, 56 mm em Quaraí, 33 mm em Itaqui e em Alegrete, 27 mm em Maçambará, 27 mm em São Francisco de Assis e 25 mm em Santiago.

Nas próximas horas, a tendência é que a chuva prossiga no Oeste, no Centro e no Sul do estado enquanto se espera que as precipitações alcancem as demais regiões gaúchas que ainda não tiveram chuva, como a Serra e a Grande Porto Alegre.

Amanhã, a chuva prossegue no Rio Grande do Sul e atinge a maior parte do estado no decorrer do dia. As precipitações mais expressivas ocorrem na Metade Leste, como em pontos do Sul, da costa, Grande Porto Alegre e Serra. No extremo Oeste gaúcho, estarão os poucos pontos do estado sem previsão de precipitação.

Na quarta-feira, chuva ainda em parte do estado. As Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul ainda devem ter nuvens e períodos de chuva no decorrer do dia, intercalados com momentos de melhoria e aberturas. No Oeste e no Noroeste gaúcho, o tempo firme predomina e o sol aparece.

As mais recentes projeções de chuva indicam que a sequência de três dias com chuva deve trazer acumulados acima de 50 mm em vários pontos do Rio Grande do Sul com possibilidade de volumes perto e acima de 100 mm em alguns pontos.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até às 21h de quarta-feira, de acordo com os modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu.

METSUL

METSUL

Já a projeção para a semana do modelo alemão europeu aponta que muitas áreas do Rio Grande do Sul devem ter precipitação com volumes acima de 50 mm com os mais altos volumes próximos do Litoral Sul gaúcho.

METSUL

A baixa pressão deve trazer instabilidade ainda no Sul e no Leste do estado durante a quinta-feira enquanto na sexta a chuva tende a se limitar mais a pontos do litoral com tempo firme na maior parte do território gaúcho.

Como consultar os mapas

Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.