Anúncios

Chuva irregular, e em alguns pontos forte a torrencial, atingiu neste sábado parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil. Os acumulados em algumas áreas passaram de 50 mm em curto intervalo.

CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A instabilidade na maior parte das localidades foi resultado da atuação de um centro de baixa pressão no Paraguai, mas ao Sul do estado gaúcho já havia a influência de uma frente fria que se aproximava.No Rio Grande do Sul, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, registrou 58 mm de chuva em apenas duas horas, entre 16h e 18h.

Outras estações do órgão federal no estado apontaram até às 18h volumes de 26 mm em Santo Augusto, 6 mm em Cruz Alta, 5 mm em Palmeira das Missões e o Chuí, e 3 mm em Passo Fundo, São Luiz Gonzaga e Frederico Westphalen.

Em Porto Alegre, não havia chovido até o começo da noite. Depois de uma manhã de céu azul e sol, o tempo passou a encoberto durante a tarde. Com as nuvens e uma máxima de 28,5ºC, a sensação era de abafamento na capital gaúcha.

Pontos isolados do Oeste de Santa Catarina e do Paraná também tiveram chuva forte. Os maiores volumes, porém, se deram no Mato Grosso do Sul com 75 mm em Sete Quedas e 50 mm em Dourados.

O domingo começa com muitas nuvens e chuva em pontos das Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul enquanto no Oeste o tempo firme predomina desde cedo.

Ao longo do dia, a instabilidade com chuva – isoladamente forte – associada a uma frente fria se concentra no Norte e no Nordeste gaúcho, como no Planalto, Alto Uruguai, Vales, Grande Porto Alegre e Serra, onde a partir da tarde ocorrerão períodos de melhoria. Nas demais regiões, por sua vez, o tempo melhora mais cedo com o avanço de ar mais seco.

Com o avanço da frente fria, chove neste domingo na maioria das regiões de Santa Catarina e do Paraná. A instabilidade afeta ainda o Mato Grosso do Sul e pontos do estado de São Paulo.

Onde mais deve chover é na Metade Norte gaúcha, no Oeste catarinense, em parte do Paraná e, especialmente, no estado do Mato Grosso do Sul.

Os volumes, isoladamente, podem ser mais altos do que os indicados pelos modelos. No Paraná, no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo há um maior risco de chuva localmente forte, especialmente no domingo, não se descartando ainda temporais isolados com queda de granizo e vendavais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.