Não é época, mas chuva vai atingir vários pontos do Sudeste do Brasil na reta final desta semana com a instabilidade afetando pontos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo.
CRIS FAGA/NURPHOTO/FOTORUA/AFP
De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, o sol aparece com nuvens na maior parte do Sudeste nesta quinta com maior nebulosidade perto da costa em São Paulo e parte do Rio de Janeiro, onde pode ter precipitação fraca isolada. No fim do dia, áreas de instabilidade se formam no Oeste e no Noroeste do estado paulista.
Na sexta-feira, chove entre a madrugada e de manhã em vários pontos do estado de São Paulo. Da tarde para a noite, ainda chove em parte do território paulista e ainda em pontos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Chama a atenção que na sexta, a instabilidade alcançará parte do Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e até parte do Centro de Minas Gerais a ponto de não se descartar chuva em Belo Horizonte e região.
No sábado, chove em vários pontos do Centro, Sul e Leste de Minas Gerais. Instabilidade deve afetar ainda áreas do Leste e do Nordeste paulista assim como algumas cidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva em 24 horas, entre 9h da manhã e 9h do dia seguinte, entre esta quinta-feira e o sábado no Sudeste do Brasil com dados do modelo europeu.
METSUL
Na cidade de São Paulo, chance menor de garoa nesta quinta. Na sexta, aumentam as probabilidades de precipitação, mas leve a ocasionalmente moderada. Não se afasta instabilidade isolada residual no sábado.
Na cidade do Rio de Janeiro, chance maior de chover no final da sexta e em parte do sábado. Em Belo Horizonte, os dados indicam a possibilidade de precipitação na capital mineira para o sábado. Em Vitória, já não se afasta instabilidade isolada entre esta quinta e sexta, mas a chance maior de chuva é no fim de semana.
Os volumes, em geral, no Sudeste do Brasil devem ser baixos. Somente isoladamente há chance de chover moderado a forte com trovoadas. O risco de tempo severo é baixo e quaisquer ocorrências, especialmente de granizo, serão muito localizadas.
A instabilidade ocorre no auge da temporada seca em que não é comum chover em vários pontos do interior de São Paulo e Minas Gerais que terão instabilidade. As médias históricas de precipitação de agosto são de apenas 10,6 mm em Belo Horizonte e 32,3 mm em São Paulo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.