Chuva alcança os três estados do Sul do Brasil nesta sexta-feira e se estende ainda para pontos do Centro-Oeste e do Sudeste como consequência da atuação de uma frente fria que no começo do dia está no Rio Grande do Sul e ao longo do período vai se mover para Norte.
O começo da sexta-feira é de muita chuva no estado gaúcho. Os acumulados desde a tarde de ontem somam mais de 50 mm em pontos da Metade Sul do Rio Grande do Sul e vão aumentar bastante ao longo do dia na Metade Norte.
O tempo, porém, melhora no Oeste e no Sul gaúcho ao longo desta sexta, até com chance de aberturas de sol em alguns municípios e maior aquecimento. Já na Metade Norte, a instabilidade persiste durante todo ou grande parte do dia.
A chuva vai afetar os desfiles farroupilhas pelo 20 de setembro em muitas cidades do Rio Grande do Sul, sobretudo os programados para o turno da manhã. A instabilidade tende a prejudicar a programação principalmente em cidades do Centro para o Norte do estado.
Ao longo desta sexta-feira, a frente fria se desloca para Norte com menor organização, mas mesmo assim deve levar chuva para vários pontos de Santa Catarina e do Paraná. Há risco, inclusive, de chuva forte e temporais muito isolados nos dois estados durante esta sexta.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para os turnos da manhã, tarde e noite desta sexta-feira do nosso modelo de alta resolução WRF, que pode ser consultado a qualquer hora pelo assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
Mesmo antes do avanço da frente fria, instabilidade já provocava chuva na madrugada desta sexta-feira em pontos do interior do estado de São Paulo. As precipitações eram muito isoladas e atingiam poucos pontos.
Com o deslocamento da frente fria para Norte, espera-se incremento da instabilidade no Centro do Brasil entre hoje e amanhã com pancadas isoladas de chuva no estado do Mato Grosso do Sul e ainda no estado de São Paulo. A chuva pode atingir ainda áreas do Pantanal entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Chove em diferentes pontos do território paulista, embora de forma irregular e não alcançando todos os municípios, principalmente entre a noite de hoje e o sábado. Em algumas cidades, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas.
Na cidade de São Paulo não se pode afastar chuva já no final desta sexta, entretanto a chance é maior neste sábado, especialmente na primeira metade do dia e sobretudo em bairros da zona Sul da capital paulista.
O aumento da umidade pela proximidade da frente fria poderá levar chuva bastante isolada ainda a setores de Minas Gerais, como o Sul e o Triângulo Mineiro, e pontos do estado do Rio de Janeiro.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva do modelo alemão Icon em 24 horas até às 21h desta sexta e entre 21h de hoje e 21h de sábado em que se observa como choverá nos três estados do Sul e em pontos do Sudeste e do Centro-Oeste.
No domingo, permanece a chance de chover de forma muito isolada e em poucos locais do Sudeste do Brasil, mas, no geral, o tempo firme deve predominar no Sudeste e no Centro-Oeste com aumento da temperatura e calor durante a tarde.
Por outro lado, no domingo a instabilidade deve retornar ao Rio Grande do Sul no decorrer do dia com o avanço de ar muito quente pelo interior do continente que tende a instabilizar a atmosfera em parte do território gaúcho com pancadas e ocasionais trovoadas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.