Anúncios

A manhã deste sábado foi de chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mas não em todo o estado. Choveu forte de forma localizada, por exemplo, em pontos da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte. No Oeste, no Noroeste e no Norte gaúcho o sol apareceu com nuvens e o tempo firme predominou.

A instabilidade que atinge o Rio Grande do Sul é resultado da atmosfera quente e úmida com um centro de baixa pressão atmosférica. A área de baixa pressão estava na manhã deste sábado a Sudeste do estado, sobre o Oceano Atlântico, o que explica porque a chuva se concentrou em cidades mais da Metade Leste gaúcha nas últimas horas.

A chuva de hoje que se soma a dos últimos dias é extremamente benéfica para a agricultura diante do quadro atual de estiagem, embora as precipitações no estado sejam irregulares e um tanto mal distribuídas.


Nos últimos sete dias, até a manhã deste sábado, a chuva em estações oficiais do Rio Grande do Sul somava 105 mm em Bom Jesus, 99 mm em Vacaria, 91 mm em Torres, 79 mm em São José dos Ausentes, 69 mm em Canela, 61 mm em Encruzilhada do Sul, 52 mm em Caxias do Sul e 49 mm em Bento Gonçalves.

Na rede do Cemaden, os volumes nos últimos sete dias atingiram 139 mm em Três Forquilhas e em Vacaria, 130 mm em Terra de Areia, 117 mm em São Francisco de Paula e Itati, 111 mm em Maquiné, 92 mm em Riozinho, 69 mm em Caxias do Sul e Rosário do Sul, 58 mm em Redentora, 51 mm em Lagoa Bonita do Sul e 43 mm em Ijuí.

Como se observa pelos números, o setor Nordeste do estado, entre a Serra e o Litoral Norte, foi o que mais teve chuva na semana. Isso decorreu da área de baixa pressão que trouxe a chuva extrema no litoral de São Paulo no último fim de semana e no decorrer da semana avançou em direção à costa do Sul do Brasil.

Porto Alegre e região metropolitana foram algumas das áreas que tiveram chuva na manhã deste sábado. Em pontos da Grande Porto Alegre chegou a cair uma pancada forte, como, por exemplo, em cidades como Novo Hamburgo, Sapucaia e Esteio. Choveu forte também em pontos do Centro do estado.

Os acumulados de chuva até o meio-dia na Grande Porto Alegre foram de 29 mm em Novo Hamburgo, 19 mm em Sapucaia do Sul, 18 mm em São Leopoldo, 12 mm em Canoas e Nova Santa Rita, 10 mm em Porto Alegre (Norte), 8 mm em Gravataí, 7 mm em Eldorado do Sul, 6 mm em Viamão, 5 mm em Alvorada,

No interior, a manhã do sábado teve precipitação em diferentes pontos. Os acumulados de hoje até o meio-dia foram de 30 mm em Teutônia, 29 mm em Rosário do Sul e Lagoa Bonita do Sul, 26 mm em Alegrete e Venâncio Aires, 24 mm em Estrela e Santa Maria, 22 mm em Lajeado, 21 mm em Cachoeira do Sul, 18 mm em Candelária, 18 mm em Faxinal do Soturno, 16 mm em São Sebastião do Caí e Rolante, e 14 mm em Encantado.

Caxias do Sul | GUSTAVO PINENT

Capão da Canoa | ANDRÉ CIPELE

Imbé | LUCAS CUNHA

Porto Alegre | SÉRGIO VOLKMER

Livramento | FABIAN RIBEIRO

Santa Cruz do Sul | OTTO TESCHE

A instabilidade prossegue no Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite deste sábado. Com o aquecimento diurno, novas áreas de instabilidade devem se formar sobre o estado durante esta segunda metade do dia. Mesmo assim, o sol aparece em muitas cidades e se divide com a chuva em algumas.

A imagem de satélite do meio-dia deste sábado mostrava no Centro, no Leste e na Campanha enquanto pontos do Oeste, do Noroeste e do Norte do estado tinham o predomínio do sol com nuvens, favorecendo maior elevação da temperatura.

Isoladamente, nas próximas horas, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de raios, vento e granizo, porém o risco de tempo severo não é elevado e qualquer ocorrência será bastante isolada. Alegrete, no Oeste, registrou queda de granizo miúdo acompanhando chuva forte nas primeiras horas deste sábado.

Amanhã, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul e algumas áreas devem ter períodos de maior nebulosidade, mas o tempo não vai estar firme. Em condição comum desta época do ano, o calor forma nuvens que vão trazer chuva bastante localizada típica de verão, especialmente em pontos mais ao Norte e ao Sul do estado. Muito localmente, a chuva pode ser forte e com algum risco de temporal passageiro.

Anúncios