Chuva atingiu Porto Alegre no começo da tarde | THIAGO FREITAS

O Rio Grande do Sul teve entre ontem e hoje o mais expressivo episódio de chuva no estado desde o começo do verão. A chuva, contudo, não foi nada democrática com os gaúchos. Tal como era previsto pela MetSul Meteorologia, as precipitações seriam mal distribuídas e irregulares com grande variabilidade de volumes de um ponto para outro, o que traria acumulados localmente elevados e em locais próximos pouca água.

Foi o que aconteceu. Conforme os dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes em 48 horas até o fim da tarde de hoje atingiram 72 mm no Chuí, 55 mm em Jaguarão, 50 mm em São Vicente do Sul, 43 mm em Caçapava do Sul, 37 mm em Canela, 31 mm em Dom Pedrito, 28 mm em Santa Maria, 23 mm em Mostardas e 20 mm em Vacaria. Várias outras estações oficiais indicaram volumes abaixo de 10 mm e algumas menos de ínfimos 5 mm.

Já na rede do Centro Nacional de Previsão de Desastres (Cemaden), os acumulados em 48h até o fim da tarde da sexta-feira somaram 136 mm em Caçapava do Sul, 60 mm em Nova Palma, 56 mm em Encruzilhada do Sul, 55 mm em Itaqui e Arroio do Tigre, 47 mm em Dom Pedrito, 45 mm em Segredo, 38 mm em Nova Petrópolis, 34 mm em Encantado, 33 mm em Canguçu e São Francisco de Paula, 32 mm em Alto Feliz e 29 mm em Caxias do Sul.

Um exemplo da grande variabilidade de volume que se previa é Porto Alegre. Repetindo o que ocorreu no último sábado, bairros da zona Sul registraram muito mais chuva. Ontem, até 18h, a chuva somou 37 mm na estação de Belém Novo (Sul) enquanto na estação do Jardim Botânico (Leste) choveu apenas 3 mm. Na zona Norte, a chuva atingiu 10 mm. No Centro da cidade, 5 mm.

Outro exemplo. No extremo Sul gaúcho, estação meteorológica localizada ao Norte da Reserva Ecológica do Taim registrou apenas 0,2 mm. Logo ao Sul, do Taim em direção ao Chuí, choveu muito a ponto de a estação na Barra do Chuí ter anotado mais de 70 mm. Em Santa Vitória do Palmar, produtores rurais relataram mais de 100 mm em algumas propriedades.

Como os modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicavam, o Noroeste do estado seria a região menos beneficiada por este evento de instabilidade. Tanto que em muitos municípios mais ao Noroeste gaúcho sequer choveu entre ontem e hoje.

Neste fim de semana chove em muitos menos lugares que hoje e na quinta, mas ainda ocorre precipitação no estado que tende a se concentrar em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho, sobretudo neste sábado, afinal chuva neste domingo apenas muito isolada e em pouquíssimos locais.

O sol aparece com nuvens neste sábado na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto são esperados períodos de maior nebulosidade em algumas regiões, casos do Leste e o Nordeste do estado. Nestas regiões, embora o sol apareça em vários pontos, permanece a probabilidade de chuva isolada, ocasionalmente forte em alguns locais.

Por isso, ainda pode ter chuva isolada e passageira neste sábado na Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Já nas demais regiões gaúchas, o tempo firme predomina e chance de chuva só em pontos isoladíssimos.