Alina Souza/Arquivo

A chuva acumulada em Porto Alegre alcançou 100 mm agora ao meio-dia. Trata-se de um acumulado altíssimo para um curto período. A chuva começou fraca ontem à tarde, mas quase todo o volume caiu a partir da madrugada de hoje com transbordamento de arroios no Sul e no Norte da Capital, além de alagamentos em muitos pontos.

Como vai seguir chovendo no restante do dia e ainda se se espera chuva amanhã, e por vezes forte, os volumes devem aumentar ainda mais. O acumulado até o final desta quarta-feira pode chegar a 150 mm ou mais na Capital e se não alcançar esta marca ficará perto.

Para se ter ideia de como o volume de chuva é excepcionalmente elevado para apenas 48h, a média histórica (série 1961-1990) de precipitação do mês de junho é de 132,7 mm e a de julho é de 121,7 mm. A média mensal histórica de junho é a terceira mais alta entre os meses do ano, atrás de agosto e setembro.

A chuva volumosa em Porto Alegre decorre de um centro de baixa pressão que dará origem a um intenso ciclone no Atlântico nesta quarta-feira com rajadas de vento muito fortes (80 km/h a 100 km/h) na Capital amanhã.