Anúncios

Chuva forte acompanhada de vento atingiu na madrugada e manhã desta quarta-feira (17) a cidade do Rio de Janeiro, trazendo alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. O volume de chuva em poucas horas passou de 100 mm em pontos da capital fluminense.

Chuva forte e ventania atingiram a cidade do Rio de Janeiro no começo desta quarta-feira | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Dados do Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro indicaram ate às 9h desta quarta acumulados em suas estações de 104 mm em Grajaú-Jacarepaguá, 88 mm em Campo Grande, 63 m mm em Madureira, 55 mm na Piedade e na Tijuca, 51 mm no Grajaú, 44 mm em Santa Cruz, 43 mm na Avenida Brasil (Mendanha) e Bangu, e 40 mm no Alto da Boa Vista.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento até o meio da manhã desta quarta de 77 km/h no Forte de Copacabana, 68 km/h em Marambaia e 51 km/h na Vila Militar.

Como consequência da chuva forte e do vento, a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 na manhã desta quarta com a instabilidade mais forte atuando nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense.

O temporal provoca diversos transtornos, como alagamentos e quedas de árvores. O ramal Saracuruna da SuperVia opera apenas entre Penha e Saracuruna devido a alagamentos perto de Manguinhos, interrompendo a circulação em Olaria, Ramos, Bonsucesso e Manguinhos.

A cidade ainda registra 11 bolsões d’água em bairros como Campo Grande, Méier, Santa Cruz, Vigário Geral e Rocha Miranda, além de quatro pontos de alagamento, incluindo áreas em Inhoaíba, Acari e Parque Colúmbia.

Sete quedas de árvores também foram confirmadas em bairros como Inhoaíba, Alto da Boa Vista, Piedade e Maracanã, algumas sobre a fiação elétrica. Há pontos da cidade do Rio de Janeiro sem luz devido ao vento que se aproximou dos 80 km/h.

A forte instabilidade é consequência da chegada de uma frente fria ao estado do Rio de Janeiro. O tempo segue instável nas próximas horas no território fluminense com risco ainda de chuva localmente forte a intensa tanto na região da capital como no interior do estado.

Anúncios