Anúncios

O dia mais frio será a sexta-feira na capital paulista e em parte do interior do estado de São Paulo. A temperatura na tarde da sexta estará abaixo de 10°C em algumas cidades do Sul paulista próximas do Paraná, o que é incomum e atipicamente baixo para o período da tarde na região. Será um enorme contraste com o Norte do estado de São Paulo que no mesmo horário terá temperatura muitíssimo mais alta.


A pergunta que muitos têm feito; pode nevar no estado de São Paulo? O fenômeno não seria inédito, afinal os paulistas já viram neve. Campos do Jordão registrou neve em 1892, 1897, 1928 e 1947. Só que desta vez não vai nevar. 

O ar polar não atingirá com grande intensidade a região serrana e o ar mais gelado propício à neve ficará limitado ao Sul do Brasil. Modelos numéricos chegaram a sugerir durante o fim de semana a possibilidade de neve no Sul paulista, mas cinco a seis dias antes as projeções de computador (ferramenta de prognóstico e não produto final de previsão) oferecem cenários muito menos confiáveis. 


As mais recentes saídas dos modelos indicam a possibilidade de nevar apenas no Sul do Brasil. O que o Sul paulista poderia ter, considerando chuva com 7°C a 8°C, poderia ser chuva congelada e mesmo assim a probabilidade não é alta. 

Anúncios