A MetSul Meteorologia avalia o cenário meteorológico como de grande perigo no Uruguai e no Paraguai pela chegada de uma frente fria neste domingo que encontrará uma massa de ar muito quente em sua dianteira, gerando tempestades severas com vento localmente destrutivo.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de vento máximo atualizada nesta tarde do modelo de alta resolução WRF-GFS em que se constata a projeção de pontos com vento acima de 100 km/h no Uruguai e um grande número de locais com vento de 100 km/h a 130 km/h no Paraguai.
Com base nas projeções de diferentes modelos, o cenário de tempo severo é especialmente crítico no Paraguai, onde o cenário aponta para numerosas tempestades severas do Centro para o Sul do país, inclusive na região de Assunção. Vários vendavais isolados em território paraguaio podem ser destrutivos e com danos.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu alerta que o avanço de uma frente fria do Sudoeste para o Nordeste do país favorecerá a formação de tempestades muito fortes e, em pontos isolados, severas. Os fenômenos mais significativos, conforme o Inumet, são esperados no Litoral Oeste, Centro-Sul e no Leste. Nas áreas atingidas, o instituto destaca o risco de rajadas de vento muito fortes, intensa atividade elétrica, queda de granizo e chuva localmente abundante.
Modelos de alta resolução da MetSul apontam alta probabilidade de vento isolado extremamente forte com risco de “turbonadas” em que as muito localmente as rajadas podem atingir 100 km/h a 130 km/h. Departamentos como Colonia, Rio Negro, Soriano, Paysandu, Flores, Durazno, Florida, Salto, Artigas e Treinta y Tres estão entre os de maior risco entre a madrugada e a manhã deste domingo.
Já o Paraguai deve enfrentar condições de tempo muito severo neste domingo e durante as primeiras horas da segunda-feira com numerosos temporais e vários severos com granizo de variado tamanho – inclusive médio a grande – e principalmente vendavais.
Modelos analisados pela MetSul Meteorologia indicam alto potencial de vendavais fortes e intensos, vários severos e com potencial destrutivo, com danos em diversos pontos do Centro-Sul do país.
