Feira do Livro e a CEEE Equatorial divulgaram comunicados nesta sexta-feira diante da tendência de formação de um ciclone extratropical nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul com muita chuva e vento forte a intenso.

Chuva forte atinge a Feira do Livro nesta sexta | ALEX ROCHA/PMPA
“A Câmara Rio-Grandense do Livro informa que está acompanhando os alertas climáticos e avaliando, em conjunto com a Defesa Civil, a realização das atividades da Feira do Livro nesta sexta-feira”, destacou a organização da feir.
“Até o momento, a programação segue normal. Qualquer alteração será comunicada pelos canais oficiais da Feira do Livro”, complementou a Câmara Rio-Grandense do Livro no comunicado pelas redes socais.
A Feira do Livro ocorre numa área de alto risco, entre as árvores da Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Já houve vários episódios de queda de árvores e galhos na praça em temporais e ciclones.
As estruturas temporárias também são de risco. Na década passada, durante um ciclone com vento muito forte em Porto Alegre, vidros do estúdio de uma emissora de rádio estouraram com a força do vento na praça, sem deixar feridos.
Também a CEEE Equatorial divulgou comunicado. A empresa de energia, que atende o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, declarou estar mobilizada ante o risco de vento e chuva fortes entre sexta e o sábado. Leia o comunicado:
“A CEEE Equatorial ativou seu plano de contingência após o alerta de ciclone emitido pela MetSul Meteorologia para esta sexta-feira (7) e sábado (8). A medida mantém em prontidão o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora e as bases operacionais da área de concessão, garantindo a mobilização de equipes e recursos necessários para enfrentar as consequências do evento severo.
Além disso, a companhia mantém representantes nos Comitês de Crise da Defesa Civil, em um esforço conjunto para oferecer uma resposta mais rápida à população. A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento”, diz a nota.
A previsão da MetSul indica que um ciclone extratropical se forma entre esta sexta e o sábado sobre o Rio Grande do Sul, com ingresso pelo Noroeste e que estará sobre a Grande Porto Alegre à noite, deslocando-se no sábado para o Litoral Norte e o Sul de Santa Catarina.
Esta sexta será dia crítico para chuva forte e temporais, especialmente no Oeste, Centro e Metade Norte gaúcha. O vento ciclônico, mais duradouro, afetará o Leste e o Nordeste gaúcho do fim da tarde de sexta até o sábado.
O interior deve ter rajadas de 50 a 80 km/h, enquanto áreas entre a Lagoa dos Patos, Região Metropolitana e Litoral Norte podem registrar 80 a 100 km/h, com picos acima disso. Em Porto Alegre, o vento deve variar entre 60 e 80 km/h na maioria dos bairros.
