Anúncios

Calorão em Porto Alegre deve ter máximas entre 38ºC e 40ºC amanhã, no sábado e no domingo. Pior dia será o domingo com marcas ao redor ou acima dos 40ºC na capital gaúcha. Vales podem anotar máximas de 40ºC a 43ºC. | FERNANDO OLIVEIRA

A MetSul Meteorologia alerta que os próximos três dias serão de castigar no Rio Grande do Sul com calor opressivo e marcas excepcionalmente altas que atingirão níveis potencialmente recordes e históricos em algumas cidades. Grande número de cidades do estado deve ter máximas iguais ou acima dos 40ºC.

O que se espera de calor para amanhã, sábado e domingo no estado gaúcho foge ao normal da climatologia histórica mesmo do período de verão, prevendo-se temperaturas extraordinariamente elevadas em quase todo o território gaúcho. Haverá máximas no fim de semana semelhantes às observadas no Centro-Oeste do Brasil durante as ondas de calor intensas da primavera deste ano.


Uma massa de ar excepcionalmente quente vai cobrir uma enorme área da América do Sul com calor excessivo no Centro e no Norte da Argentina, Paraguai, Bolívia, e no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Nestas áreas, máximas acima de 40ºC ocorrerão em enorme número de localidades.

O calor ganha muita força nesta sexta-feira com máximas entre 35ºC e 40ºC em grande parte do Rio Grande do Sul, exceção de áreas do Oeste e do Sul mais próximas do Uruguai que devem ter aquecimento maior frustrado por nuvens ou chuva. O setor mais quente do estado será o compreendido entre os vales e a Grande Porto Alegre, onde as máximas devem ficar perto e acima de 40ºC.


No sábado, o calor persiste e o dia será escaldante em quase todo o território gaúcho com máximas entre 35ºC e 40ºC na maioria dos municípios do estado. Pontos do Noroeste, do Centro do estado, dos vales e da Grande Porto Alegre podem ficar perto ou superar os 40ºC com registros de 40ºC a 42ºC.

O pior do calor, entretanto, deve se dar no domingo, que se encaminha para ser um dos dias histórico de calor com máximas extraordinariamente altas, perto ou acima de 40ºC na grande maioria das cidades gaúchas. Quase todas as regiões do estado devem ter máximas na casa dos 40ºC.

O calor será tão intenso no domingo que pode fazer 40ºC até em alguns pontos da Serra Gaúcha, em cidades com altitudes acima de 700 metros ou 800 metros. O calor na tarde de domingo será tão extremo que oferecerá risco à saúde e à vida.

Modelos indicam para a tarde do domingo a possibilidade de máximas de 40ºC a 44ºC em várias cidades, em particular no Noroeste, no Centro gaúcho, nos vales e na Grande Porto Alegre. O aquecimento deve ser maior principalmente em localidades de vales e de encostas de regiões serranas pelo efeito do vento Norte e do relevo para elevar mais a temperatura.

METSUL

Na segunda, embora ainda muito quente e bastante abafado, o calor cede com chuva e tempestades à medida que uma frente fria se aproxima e induz instabilidade em várias regiões do Rio Grande do Sul. O calor extremo, assim, não tende a ser prolongado e vai se concentrar mais neste período de três dias.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios