Anúncios

Massa de ar quente de origem tropical cobre o Rio Grande do Sul e nesta terça (10) mais uma vez trouxe temperaturas máximas perto de 40ºC no interior, com previsão da MetSul Meteorologia de o calor se manter intenso no estado.

Foto mostra chuva de verão pelo calor

Calor formou nuvens carregadas com chuva isolada em Sobradinho | IARA PUNTEL

Estações registraram máximas nesta terça de 39,4ºC em Maçambará; 38,7ºC em Porto Xavier; 38,2ºC em Alegrete; 38,1ºC em Itaqui; 37,7ºC em São Borja; 37,6ºC em Barra do Quaraí; 37,5ºC em São Gabriel; 37,1ºC em Uruguaiana; e 37ºC em Rosário do Sul.

O calor, como era previsto, formou áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul que já trouxeram chuva de manhã em alguns pontos e em maior número de localidades à tarde, mas a precipitação tal como era indicado foi irregular e mal distribuída.

Dados de estações meteorológicas indicaram até o fim da tarde desta terça chuva de 57 mm em Coronel Bicaco, 47 mm em Agudo, 41 mm em Ijuí, 39 mm em Restinga Seca, 36 mm em Antônio Prado, 33 mm em Pinheiro Machado, 32 mm em Cruz Alta e Cerrito, e 31 mm em Tupanciretã.

Temporais muito isolados foram registrados na tarde desta terça. Tempestade localizada e breve com chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento, perto de 90 k/h, na região de Taquara, Vale do Paranhana.

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Massa de ar tropical quente e úmido cobre o estado e traz um dia de forte a intenso calor em todas as regiões. O calor será maior em cidades do Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Sul e Litoral Norte, mas mesmo na Serra são esperadas altas temperaturas.

Em Porto Alegre, onde o dia será de sol e nuvens, o calor será maior do que nesta terça. A temperatura já estará alta entre o começo e o meio da manhã com calor intenso à tarde, quando as máximas devem ficar ao redor dos 35ºC.

O calor estimula a formação de áreas de instabilidade isoladas da tarde para a noite com chuva localizada de verão, que pode ser forte em alguns pontos e com risco de temporal com vento. Maior chance de instabilidade em cidades do Centro para o Oeste gaúcho e fronteira com o Uruguai.

Anúncios