A MetSul Meteorologia adverte que o calor se instala no Rio Grande do Sul na semana que se inicia com temperaturas excessivamente altas em algumas regiões depois de uma semana marcada por tempo agradável e noites até frias para janeiro.

Calor ganha força nesta primeira metade da semana no Sul do Brasil com marcas extremas no Oeste gaúcho | METSUL
A influência da massa de ar frio de trajetória oceânica que atuou na última semana cessou e o ar mais quente típico desta época do ano voltou a tomar conta do território gaúcho neste fim de semana.
A tendência é que a temperatura se eleve ainda mais hoje e nos próximos dias no estado gaúcho com o calor atingindo marcas perto, ao redor e mesmo acima dos 40ºC em alguns pontos do Rio Grande do Sul.
Os dados analisados pela MetSul indicam que o calor tende a ser mais intenso na Metade Oeste, onde são esperados valores extremos em algumas localidades em torno e acima dos 40ºC nesta semana.
Na tarde deste domingo (25), grande parte do Rio Grande do Sul deve ter máxima de 32ºC a 35ºC com marcas de até 36ºC a 38ºC em setores mais a Oeste e ao Noroeste do território gaúcho. Perto da costa e na Serra não aquece tanto.
Na segunda-feira (26), o calor aumenta no estado. Mais uma vez grande parte do Rio Grande do Sul terá entre 32ºC e 35ºC à tarde enquanto em cidades mais a Oeste são esperadas marcas de 37ºC a 39ºC. Embora faça calor, o aquecimento não será tão pronunciado na Serra e no Litoral.
Na terça-feira (27), o calor domina a maior parte do território gaúcho e se intensifica, outra vez com marcas de 32ºC a 35ºC na maioria dos municípios e marcas acima dos 35ºC no Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Campanha. No Oeste, perto da Argentina, marcas ao redor dos 40ºC. Pontos da Serra ficam entre 30ºC e 32ºC.
A quarta-feira (28) será um dia escaldante para os gaúchos com máximas em torno e acima dos 35ºC na maior parte das cidades do estado. Mais uma vez o Oeste será a parte do estado com calor extremo em que as máximas devem ficar entre 39ºC e 41ºC com marcas até superiores em algumas cidades.
O calor persiste no Rio Grande do Sul tanto na quinta (29) como na sexta-feira (30) com tardes muito quentes em que mais uma vez as maiores máximas dos estado tendem a se concentrar na Metade Oeste gaúcha. Pancadas de chuva em algumas áreas podem atenuar brevemente o calor.
Calor na Grande Porto Alegre não será extremo como no Oeste
Na região mais populosa do Rio Grande do Sul, a área metropolitana de Porto Alegre, a semana que começa será muito diferente da última, marcada por dias agradáveis, e terá tardes de forte a intenso calor.
As máximas na Grande Porto Alegre, embora elevadas, não devem ser tão extremas como as previstas para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, mas vão passar dos 35ºC no decorrer da semana.

Projeção de máximas para quarta-feira do modelo alemão Icon | METSUL
Neste domingo, Porto Alegre e a maior parte da área metropolitana deve ter entre 32ºC e 33ºC. Na segunda, o calor aumenta com marcas de 33ºC a 34ºC. Na terça, máximas de 34ºC a 36ºC na área metropolitana. Já na quarta-feira, outra vez as máximas ficam perto, ao redor e acima dos 35ºC nos municípios da Grande Porto Alegre. Maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva podem atenuar o calor na quinta e na sexta, entretanto com maior abafamento.
Calor trará o retorno da chuva que será muito irregular
O maior aquecimento da atmosfera com tardes de calor nesta semana que se inicia vai favorecer o retorno da instabilidade com registro de chuva no território gaúcho na forma de pancadas.
Ocorre que a chuva será de natureza convectiva (associada ao calor e à umidade) e vai ser muito localizada. Ou seja, será o padrão de precipitação em que a chuva cai em um ponto e não cai em outro próximo, de forma irregular e muito mal distribuída.
Será a verdadeira “loteria da chuva” em que, no caso de um grande propriedade rural no interior, pode chover em uma parte da lavoura e não em outra. Ou no caso de uma cidade, chover apenas em um punhado de bairros.
Estas pancadas isoladas associadas ao calor devem começar a retornar entre terça (27) e quarta (28), mantendo-se depois mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A Metade Sul será a região em que a chuva deve ser mais irregular e escassa nesta última semana de janeiro.
