Anúncios

Tempestades de granizo atingiram no começo da quarta-feira pontos mais ao Norte da província de Buenos Aires. Foi tanto granizo que o gelo chegou a acumular em algumas localidades . Ao mesmo tempo, muitos raios e chuva forte eram vistos no Sul do Uruguai, como em Montevidéu.


Tempo severo em consequência de uma frente semi-estacionária que está sobre o Centro da Argentina e o Uruguai. Como há um bloqueio atmosférico, a frente não consegue progredir para o Sul do Brasil e mantém a chuva e os temporais por muitos dias seguidos na região do Prata.

Pela proximidade geográfica, o Oeste e o Sul gaúcho acabam também tendo instabilidade. Pancadas isoladamente fortes com raios atingiram ontem o Sul do Rio Grande do Sul.

A instabilidade é alimentada por correntes de vento de Norte que trazem ar quente e trazem temperatura muito acima da média de junho em áreas ao Norte do sistema frontal semi-estacionário.

Ontem, as máximas aqui no Estado chegaram a 29,4ºC em Santa Cruz do Sul, 29,2ºC em Santa Rosa, 28,4ºC em Teutônia, 27,9ºC em Campo Bom, 27,8ºC em Canoas e 27,2ºC em São Leopoldo.


As máximas no Estado tendem a ser ainda mais elevadas hoje, amanhã e no sábado com marcas acima de 30ºC em algumas localidades, o que é muito atípico para o mês de junho.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios