Ar quente no Centro do Brasil e ar gelado com mais uma massa de ar polar muito forte na Argentina criará as condições para mais um evento de chuva volumosa no Rio Grande do Sul, previsto pela MetSul Meteorologia para este fim de semana.

METSUL
Depois do amanhecer mais frio do ano ontem, com -0,7ºC no Sul da capital e marcas negativas e abaixo de 5ºC com geada por quase todo o interior, ar mais quente chegou hoje ao estado de São Paulo.
A temperatura disparou para uma máxima de 27ºC na estação do Mirante de Santana, na zona Norte da cidade de São Paulo. No interior, vários pontos passaram dos 30ºC. Rancharia, por exemplo, amanheceu ontem com 1,7ºC abaixo de zero e hoje à tarde chegou aos 30,6ºC.
No fim de semana, ar mais quente toma conta do Sudeste e do Centro-Oeste, avançando para o Paraná e Santa Catarina. A temperatura deve ficar ao redor e passar dos 35ºC em pontos do Mato Grosso e passará dos 30ºC em cidades do Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio de origem polar muito forte vai estar avançando pela Argentina e o Uruguai, ingressando no Rio Grande do Sul no decorrer do domingo com queda de temperatura e frio, especialmente no final do dia.
Justamente este contraste térmico, que aprofundará uma baixa pressão junto a uma frente fria, vai favorecer a chuva no Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil neste fim de semana com altos volumes na Metade Norte do território gaúcho.
O tempo começa a se instabilizar já de manhã de sábado com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha. Da tarde para a noite, a instabilidade ganha força com chuva na maior parte do estado. No domingo, a chuva tende a se intensificar muito em horas da madrugada na Metade Norte gaúcha, diminuindo e parando em muitos pontos da tarde para a noite.
O período compreendido entre o final da tarde e noite do sábado e a manhã do domingo será o de maior risco com altos volumes, que podem atingir até 100 mm ou mais em horas. Com isso, haverá alagamentos.
Os níveis altos dos rios na região metropolitana com os sistemas de bombeamento da macrodrenagem urbana saturados pelas cheias dificultarão a absorção da água da chuva, agravando o risco de alagamentos. Os rios altos ainda vão prejudicar o escoamento de arroios que subirão com a chuva e podem transbordar.
Chuva mais volumosa é esperada no Norte e no Nordeste do estado, sobretudo nas Missões, Vales, Planalto Médio, Serra e Litoral Norte, áreas cortadas por vários rios sob cheia ou acima do nível normal.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.