Anúncios
Foto do calor em Porto Alegre

Porto Alegre teve a tarde mais quente em sete meses | FERNANDO OLIVEIRA

Os gaúchos experimentaram uma terça-feira de verão com temperaturas máximas que em várias cidades foram as mais altas em sete meses. O tempo aberto com muito sol contribuiu para o acentuado aquecimento sob uma massa de ar quente que cobre no momento o Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, na estação de referência climatológica do Jardim Botânico, a máxima até às 15h (pode ser revista para cima na leitura das 21h) foi de 34,9ºC. Trata-se da mais alta temperatura na capital gaúcha desde o dia 20 de março, quando a estação anotou máxima de 37,1ºC.

A máxima preliminar de hoje de 34,9ºC em Porto Alegre ficou cerca de 10ºC acima da média máxima histórica da cidade em outubro, que pela série 1991-2020 é de 25,2ºC. Ou seja, foi uma tarde muito mais quente que o habitualmente observado nesta época do ano.

Na região metropolitana de Porto Alegre, as máximas nesta terça-feira foram de 36,8ºC em Parobé; 35,6ºC em Campo Bom, 35,2ºC em São Leopoldo; 35,1ºC em Gravataí; 34,8ºC em Novo Hamburgo; 34,4ºC em Nova Santa Rita; e 33,6ºC em Viamão.

Já no interior do estado, várias estações do Instituto Nacional de Meteorologia acusaram máximas ao redor de 35ºC com 35,1ºC em São Luiz Gonzaga e Rio Pardo; 35,0ºC em Alegrete; 34,9ºC em Uruguaiana; 34,8ºC em São Borja; 34,7ºC em Santa Rosa; e 34,6ºC em Camaquã.

Estações automáticas particulares, por sua vez, indicaram máximas nesta terça-feira no interior gaúcho de 37,6ºC em Venâncio Aires; 37,3ºC em Santa Rosa; 37,0ºC em Lajeado; 36,4ºC em Teutôni8a; 36,1ºC em Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul; 36,0ºC em Estrela; 35,6ºC em Santo Ângelo; e 35,3ºC em Três Coroas, dentre as muitas cidades que passaram dos 35ºC.

O sol predomina mais uma vez nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e aparecerá com nuvens. No decorrer do dia, com a atmosfera quente e crescentemente instável, formam-se nuvens mais carregadas. Por isso, da tarde para a noite pancadas de chuva localizadas atingem a maioria das áreas do estado. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de forma muito localizada.

A temperatura segue elevada e em muitas cidades já faz calor durante a manhã, embora na maior parte do estado o calor à tarde não seja tão intenso quanto hoje pelo aumento das nuvens e chuva. Em vários pontos do litoral e próximos, haverá nebulosidade baixa e chance de nevoeiro costeiro.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.