Anúncios

Calor intenso pode provocar temporais isolados nas próximas horas no Rio Grande do Sul ao mesmo tempo que fortes áreas de instabilidade devem trazer chuva e risco de tempo severo localizado no Paraguai, Santa Catarina e o Paraná.

METSUL

A imagem do satélite meteorológico GOES-19 do final da manhã desta quarta-feira mostra o tempo aberto na maior parte do Rio Grande do Sul, no entanto são observadas áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados entre o Nordeste da Argentina, o Sul do Paraguai e o Oeste de Santa Catarina.

Fazia muito calor no final da manhã desta quarta no Rio Grande do Sul. A temperatura às 11h era de 33,3ºC em Riozinho; 32,9ºC em Maquiné e Santa Cruz do Sul; 32,5ºC em Venâncio Aires; 32,3ºC em Viamão; 32,2ºC em Candelária; 31,9ºC em Tupanciretã; 31,7ºC em São Borja e Pontão; 31,5º em Itaqui; 31,4ºC em Triunfo; 31,3ºC em Osório e São Leopoldo; 31,2ºC em Restinga Seca; 31,1ºC em Carazinho e Uruguaiana; 30,9ºC em Imbé; 30,7ºC em Xangri-lá; 30,5ºC em Bom Princípio; 30,3ºC em Pelotas; 30,2ºC em São Gabriel; e 30,1ºC em Porto Alegre.

O calor aumenta ainda mais durante as próximas horas com uma tarde muito quente no Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas devem atingir valores ao redor e acima do 35ºC nos vales e em cidades da encosta da Serra no Litoral Norte. Na Grande Porto Alegre, máximas de 32ºC a 34ºC na maioria das cidades.

O calor deve desencadear convecção com a formação de nuvens carregadas localizadas no Rio Grande do Sul que podem provocar chuva forte isolada com risco de temporais de vento e granizo em alguns pontos da tarde para a noite de hoje, mas, especialmente, à noite.

A convecção é o nome dado ao processo natural em que o ar quente sobe e o ar frio desce na atmosfera. Quando o sol aquece o solo, o ar próximo à superfície também esquenta, fica mais leve e começa a subir. À medida que esse ar sobe, ele esfria e o vapor de água nele contido se condensa, formando nuvens.

A instabilidade que está no Nordeste da Argentina, sobre a província de Misiones, deve se intensificar agora na segunda metade do dia, avançando para Norte e Nordeste com chuva e temporais em pontos de Santa Catarina e do Paraná. Ao mesmo tempo, novas áreas de instabilidade devem se formar nos dois estados pela convecção diurna.

O maior risco de tempo severo se concentra sobre o Paraguai, onde vários pontos vão ter chuva forte a intensa e tempestades, algumas localmente fortes a severas, durante as próximas horas. O risco de tempo severo será maior principalmente do Centro para o Sul do país.

Anúncios