A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai tomar conta de quase todo o Brasil nesta semana com marcas muito elevadas em vários estados e que podem atingir marcas perto e acima dos 40ºC. Estados do Sul, que por ora escapam das muito altas temperaturas, voltarão a sofrer com calor intenso.

Massa de ar quente toma conta de grande parte do Brasil com pico no Sul na quinta | METSUL
A semana já começou muito quente no Brasil com temperaturas máximas acima de 35ºC em 16 estados durante a tarde do domingo (11), de acordo com levantamento da MetSul Meteorologia.
Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 37,0ºC em Iguape (SP); 39,7ºC no Rio de Janeiro (RJ); 35,8ºC em Coronel Pacheco (MG); 36,0ºC em Paranaíba (MS); 35,0ºC em Goiânia (GO); 36,0ºC em Cuiabá (MT); 35,1ºC em Caracaraí (RR); e 36,2ºC em Porto Nacional (TO).
Fez ainda 36,4ºC em Itaberaba (BA); 37,9ºC em Pão de Açucar (AL); 36,3ºC em Cabrobó (PE); 35,9ºC em São Gonçalo (PB); 38,4ºC em Seridó (RN); 37,0ºC em Morada Nova (CE); 37,4ºC em Picos (PI); e 36,7ºC em Chapadinha (MA).
O calor é especialmente intenso no estado do Rio de Janeiro nestes dias com marcas perto e acima de 40ºC por vários dias seguidos, o que fez a prefeitura da cidade do Rio acionar o protocolo de nível de calor 3 (NC-3), que antecede os níveis de advertência mais críticos (NC-4 e C-5).
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro anotaram ontem máximas de 39,7ºC na Vila Militar; 39,5ºC em Marambaia; e 37,4ºC em Jacarepaguá. Na região metropolitana, 38,9ºC em Niterói; 38,7ºC em Seropédica; e 38,2ºC em Duque de Caxias.
A temperatura máxima do domingo na cidade do Rio de Janeiro, medida pelo Alerta Rio da Prefeitura do Rio, foi de 40,0ºC na estação meteorológica de Santa Cruz.
Nos dias anteriores, os termômetros marcaram na rede do Alerta Rio máximas de 38,9ºC no sábado (10); 37,7ºC na sexta-feira (9); e 38,2ºC na quinta-feira (8). São, assim, quatro dias de calor muito intenso na capital fluminense.
Pior do calor no Centro do Brasil ocorre no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro será o estado do Sudeste que mais vai sofrer com o calor nesta semana. Nesta segunda (12), a previsão da MetSul Meteorologia indica máximas ao redor de 40ºC a 41ºC. Nesta terça (13), marcas de 37ºC a 38ºC. Na quarta (14), os termômetros podem indicar 35ºC. Tanto na quinta (15) como na sexta (16), os dados de hoje indicam máximas ao redor de 35ºC a 37ºC.
No estado de São Paulo, com maior nebulosidade e chuva de verão mais frequente, o calor deve ceder nesta semana com aumento do abafamento pela maior umidade. O pior do calor ocorre neste começo de semana. Nesta segunda, muitas cidades do interior paulista terão 32ºC a 35ºC. Na Baixada Santista e no Litoral Norte, as máximas passam de 35ºC.
Na cidade de São Paulo, as máximas nesta segunda ficam ao redor de 32ºC a 33ºC, mas nos próximos dias a temperatura se elevará menos com maior nebulosidade e pancadas diárias de chuva durante a tarde, o que inibe aquecimento mais intenso. Haverá tardes com menos de 30ºC.
No Centro-Oeste, o estado que mais castigado pelo calor nesta semana será o Mato Grosso do Sul, especialmente a área de Corumbá. O calor será intenso ainda no Sul do Mato Grosso, na região de Cuiabá.
Calor vai aumentar muito no Sul do Brasil no meio da semana
O calor mais forte neste começo de semana no Sul do Brasil se limita mais a áreas do Oeste do Rio Grande do Sul, na região entre Uruguaiana e Itaqui, mas deve aumentar muito nos próximos dias à medida que uma bolha de calor se instala na Argentina.
Nesta terça (13), máximas de 31ºC a 33ºC já se estendem do Oeste a pontos da faixa central do estado e da Campanha. Na quarta (14), o calor ganha força com 32ºC a 35ºC em grande parte do Rio Grande do Sul e em cidades do Oeste catarinense e paranaense. No estado gaúcho, as máximas passam de 35ºC nos vales.
A quinta-feira (14) deve ser especialmente quente com o pior do calor entre os vales e a Grande Porto Alegre, onde a maioria das cidades deve ter máximas de 35ºC a 38ºC. No interior gaúcho e no Oeste catarinense e paranaense, máximas de 32ºC a 35ºC.
Na sexta-feira (15), o calor deve aumentar bastante nos litorais de Santa Catarina e do Paraná com marcas de 32ºC a 35ºC em várias praias. O dia pode ser muito quente também no Litoral Norte gaúcho enquanto na maior parte do Rio Grande do Sul o calor deve ceder com aumento de nebulosidade e chuva.
