Anúncios

Esta sexta-feira será o último dia do veranico incomum de duas semanas no Rio Grande do Sul e marcará a véspera da chegada da chuva ao estado com uma frente fria que vai avançar no sábado.

O último dia do longo veranico de junho será marcado por muito calor para milhões de gaúchos, que vão experimentar durante a tarde temperaturas máximas no mesmo nível das máximas médias históricas dos meses de verão.

Nesta quinta, o Rio Grande do Sul teve mais um dia de muito calor em diversas áreas do estado. A rede do Instituto Nacional de Meteorologia anotou máximas de 31,0ºC em Santa Maria; 30,5ºC em Campo Bom; 30,4ºC em São Borja; e 30,3ºC em São Luiz Gonzaga.

Já estações automáticas particulares indicaram máximas nesta quinta de 31,8ºC em Taquara; 31,3ºC em Porto Xavier e Santa Rosa; 31,1ºC em Santo Antônio das Missões e Santo Ângelo; 30,6ºC em Porto Vera Cruz e Teutônia; 30,3ºC em Três Coroas; 30,2ºC em Panambi; e 30,0ºC em Entre-Ijuís.

A aproximação de uma frente fria com correntes de vento do quadrante Norte vai trazer ainda mais calor para parte do estado nesta sexta.

O mapa abaixo mostra a anomalia de temperatura (desvio da média) indicado pelo modelo meteorológico alemão Icon para a tarde desta sexta-feira em que se constata como as marcas nos termmômetros estarão muitíssimo acima dos padrões históricos de junho.

O sol aparece com nuvens em todo o estado e o dia será muito quente com máximas acima de 30ºC em muitas cidades. No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo Sul, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

Na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste, as máximas à tarde ficam entre 31ºC e 33ºC, muito altas para junho e mais de 10ºC acima da média máxima histórica mensal. Na capital, a máxima deve ficar entre 30ºC a 31ºC na maioria dos bairros.

O calor desta sexta-feira precede uma significativa mudança do tempo no fim de semana com uma frente fria que vai dar início a um período muito chuvoso no Rio Grande do Sul.

No sábado, a frente fria acompanhada de área de baixa pressão avança pelo estado. Embora o sol chegue a aparecer com nuvens em diferentes pontos, a nebulosidade aumenta e a chuva que atinge desde cedo o Sul gaúcho avança e alcança no decorrer do dia a maioria das localidades. Na maior parte do estado, porém, os volumes na maioria das cidades não devem ser altos.

No domingo, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, de 50 mm a 100 mm em várias cidades do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana e com alto risco de alagamentos e transbordamento de córregos e cursos d´água menores.

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul na semana que vem com mais dias com chuva. Tal como alertado pela MetSul, a chuva da semana que vem somada ao que se prevê para o domingo deve elevar os níveis dos rios e levar a novas cheias, embora não se preveja com a mesma gravidade observada em maio.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.