Se uma massa de ar frio atua mais ao Sul do Brasil nesta sexta-feira com temperatura muito baixa para esta época do ano, a realidade é diferente com uma massa de ar muito seco e quente em grande parte do Brasil Central que proporciona umidade relativa do ar muito baixa durante a tarde e temperatura bastante elevada, e que em alguns pontos fica perto ou ao redor dos 40ºC.

Ontem, quinta-feira, a temperatura no interior de São Paulo chegou a 34,6ºC em Barretos e 34ºC em Ituverava. No Triângulo Mineiro, máxima de 35,5ºC. Grande parte de Minas Gerais teve mais de 30ºC com até 36,7ºC em São Romão. Goiás foi a 38,6ºC em Porangatu. Palmas, no Tocantins, alcançou 39,2ºC. No interior da Bahia, máxima de 37,7ºC em Ibotirama. No Piauí, 39,3ºC em Piripiri. O Maranhão atingiu 40,3ºC em Balsas.

O calor intenso foi favorecido por ar extremamente seco com umidade muito baixa. No estado de São Paulo, a umidade desceu à tarde a 14% em Barretos. No Triângulo Mineiro, apenas 13% em Uberlândia. Mesmo no Rio de Janeiro a umidade foi baixa com 17% em Salinas. Em Goiás, 11% em alguns municípios. Na Bahia, 8% em Buritirama. No Sul do Piauí e Maranhão, 13% a 15%.

A tendência é de continuidade do tempo muito seco e quente no interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, interior da Bahia, parte do Mato Grosso, no Piauí e Maranhão. Com isso, máximas acima de 30ºC serão generalizadas e com marcas superiores aos 35ºC em muitas cidades. No Tocantins e em partes do Maranhão e Piauí, as máximas ficam perto ou ao redor dos 40ºC.

O calor e o tempo seco devem durar mais uma semana no Brasil Central. Em Brasília, por exemplo, o calor deve até aumentar nos próximos dias e a chuva retorna entre os dias 21 e 22, quando terá início uma sequência de dias com muita chuva na capital federal. Uberlândia, no Triângulo, vai registrar a intensificação do calor no começo da semana e terá o retorno das pancadas de chuva a partir da próxima quinta.