Anúncios

Calor intenso e baixa umidade relativa do ar vem castigando UIberlândia (foto) e outras cidades do Triângulo Mineiro com previsão de um breve alívio com pancadas isoladas na sexta-feira | LEANDRO AMARAL

O estado de Minas Gerais sofre com umidade relativa do ar extremamente baixa e calor muito intenso e hoje não foi diferente. A capital Belo Horizonte teve nesta quarta-feira a maior máxima do ano até agora com 36,1ºC, marca registrada na estação meteorológica oficial da Pampulha. Já na estação do Cercadinho, a máxima hoje foi de 36,5ºC. A umidade relativa do ar mínima na capital mineira desceu a 13% no Cercadinho e 14% na Pampulha.

O tempo excepcionalmente seco e quente castiga também outras áreas de Minas Gerais. O calor vem castigando, por exemplo, a região do Triângulo Mineiro. A temperatura na região tem ficado perto dos 40ºC. Uberlândia, por exemplo, atingiu 35,0ºC no domingo, 35,4ºC na segunda, 35,2ºC ontem e 34,7ºC hoje. Em Ituiutaba, as máximas nesta semana estão acima de 38ºC com 39,9ºC de máxima na segunda.

Várias regiões de Minas Gerais superaram hoje os 35ºC com máximas de 38,9ºC em São Romão, 38,1ºC em Governador Valadares, 37,9ºC em Januária e Ituiutaba e 37,8ºC em Nova Porteirinha. Já a umidade relativa do ar caiu a 8% em Araçuaí e Montes Claros, 9% em Itaobim e ficou entre 10% e 15% na maioria dos municípios mineiros.

O calor vai seguir intenso em Belo Horizonte nesta quinta, mas na sexta se espera um refresco na capital mineira com queda acentuada da temperatura máxima com a chegada de uma frente frias que vai trazer aumento de nebulosidade, chuva e risco de temporal entre a segunda metade da sexta e o começo do sábado. No Triângulo Mineiro, o calor alivia com chance até de pancadas isoladas na sexta, mas volta a esquentar muito no fim de semana.

Anúncios