Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de temporais nesta sexta-feira (28) por efeito de ar muito quente que atua no Sul do Brasil e pela passagem de uma frente fria pela costa, o que vai gerar fortes áreas de instabilidade isoladas com granizo e alto risco de vendavais localizados.

GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO

Massa de ar muito quente cobre o Centro da América do Sul com uma bolha de calor no Norte da Argentina, onde as temperaturas têm passado de 40ºC com previsão de máximas ainda mais altas agora no final da semana e que pode atingir até 42ºC ou 43ºC.

Esta massa de ar quente afeta o Rio Grande do Sul com forte a intenso calor, especialmente entre o Centro, o Oeste e o Noroeste do estado, onde há três dias as máximas ficam perto e acima dos 35ºC.

Nesta quinta (27), termômetros indicaram temperaturas máximas de 38,0ºC em São Paulo das Missões; 37,9ºC em Santa Cruz do Sul e Maçambará; 37,3ºC em Tupanciretã e Vale do Sol; 37,2ºC em Itaqui; 36,9ºC em Porto Xavier e Alegrete; 36,4ºCem São Francisco de Assis e São Borja; 36,2ºC em Pejuçara e Candelária; 36,0ºC em Cerrito; 35,9ºC em Teutônia; 35,7ºC em Estrela e Bom Princípio; 35,5ºC em São Gabriel; 35,4ºC em Santo Ângelo; e 35,2ºC em Venâncio Aires.

O calor formou células isoladas de temporal, com granizo em alguns pontos, entre o Centro e o Norte do estado. Em Santa Catarina, caiu granizo em grande quantidade em pontos do Planalto Sul, a ponto de o gelo acumular em estradas e nos gramados.

Nesta sexta-feira, o calor segue muito intenso no Rio Grande do Sul com máximas de 35ºC a 38ºC na maioria das regiões do estado. Isoladamente, são possíveis marcas ainda mais elevadas, especialmente na Metade Oeste.

A MetSul alerta que o intenso calor combinado com a passagem de uma fraca frente fria pela costa deve gerar múltiplas células de temporais da tarde para a noite desta sexta-feira com risco de, isoladamente, algumas tempestades serem fortes a severas.

Os temporais podem trazer queda de granizo em diferentes pontos, inclusive com maior diâmetro muito localmente, e há preocupação especial com a possibilidade de vendavais localizados, alguns fortes.

O mapa abaixo do modelo WRF com a projeção de vento máximo indica várias áreas localizadas com vento entre 70 km/h e 100 km/h, mas, isoladamente, o modelo de alta resolução da MetSul Meteorologia chega a indicar rajadas acima de 100 km/h.

METSUL

Assim, merece muita atenção esta sexta-feira (28) pelo elevado risco que se produzam vendavais isolados que podem ser fortes a intenso e com potencial de danos devido à formação de tempestades localizadas, algumas potencialmente severas.

Os dados indicam ainda o potencial para temporais de vento e granizo, alguns fortes a severos, também em Santa Catarina nesta sexta-feira, especialmente da tarde para a noite. Conforme a avaliação da MetSul, as regiões de maior risco de tempo severo nesta sexta no estado catarinense são o Sul do estado e o Planalto Sul.

Anúncios