Anúncios

Novembro se despede no Centro-Sul do Brasil com calor excessivo a extremo e o risco de novos temporais devido à massa de ar quente e instável que provoca as temperaturas muito altas em diversos estados, prevê a MetSul Meteorologia.

METSUL

Uma grande massa de ar quente cobre o centro da América do Sul com uma bolha de calor no Norte da Argentina, onde a temperatura chegou a 42,7ºC na quinta (27) em Santiago del Estero e a 42,5ºC ontem (28) em Rivadavia.

Como consequência, o calor se faz sentir também no Brasil. A sexta-feira (28) registrou no Rio Grande do Sul máximas de 39,6ºC em Estrela; 38,8ºC em São Gabriel; 38,4ºC em Itaqui; 38,2ºC em Marques de Souza; 38,1ºC em Candelária; 38,0ºC em Barra do Quaraí; 37,9ºC em Uruguaiana e Vale do Sol; 37,8ºC em Maçambará e Santa Cruz do Sul; 37,7ºC em Teutônia e Cachoeira do Sul; 37,6ºC em Rio Pardo; 37,3ºC em Restinga Seca; 37,2ºC em Encruzilhada do Sul; e 37,1ºC em São Luiz Gonzaga

No Centro-Oeste, a sexta-feira anotou máximas no Mato Grosso do Sul de 39,2ºC em Nhumirim; 38,2ºC em Corumbá; 38,8ºC em Aquidauna; e 38,2ºC em Coxim. No interior do estado de São Paulo, a temperatura ontem atingiu 34,7ºC em Valparaíso.

Neste fim de novembro, o calor perde força mais ao Sul do Brasil, mas deve aumentar muito nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste com máximas ao redor e mesmo acima dos 40ºC.

O Rio Grande do Sul vai ter um sábado (29) de sol e nuvens em todas as regiões, entretanto algumas áreas podem ter momentos de maior nebulosidade, como o Sul do estado que pode registrar cobertura de nuvens baixas em algumas cidades. O calor pode provocar chuva bastante isolada na segunda metade do dia, especialmente na Metade Oeste, não se descartando temporais isolados de vento e granizo.

O calor cede no Sul e no Leste gaúcho com marcas menos elevadas do que na sexta, mas a temperatura ainda estará alta com marcas de 31ºC a 33ºC na Grande Porto Alegre. A temperatura segue muito alta do Centro para o Oeste e o Noroeste do estado com uma tarde escaldante em cidades perto da Argentina com máximas de 35ºC a 38ºC neste sábado.

O domingo (30) no Rio Grande do Sul terá a presença do sol acompanhado de nuvens em várias cidades, mas em diversos pontos do estado haverá maior nebulosidade. Já pode chover de manhã em alguns locais, mas da tarde para a noite chove em maior número de cidades. A chuva será irregular e mal distribuída e quaisquer temporais, se ocorrerem, serão bastante localizados. Segue o calor intenso no extremo Noroeste e no Médio Uruguai com marcas acima de 35ºC. Nas demais regiões, aquece muito menos.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece com nuvens tanto neste sábado como no domingo. Faz calor nos dois estados. Em Santa Catarina, com maior intensidade no Oeste. No Paraná, marcas muito elevadas no Oeste, Noroeste e o Norte do território paranaense. No Oeste e no Noroeste do estado, a tarde do domingo pode ter 38ºC a 39ºC.

No Sudeste do Brasil, estes dois últimos dias de novembro vão ter a presença do sol em todos os estados da região, apesar de nuvens. No interior de São Paulo, máximas de 36ºC a 38ºC neste sábado no Oeste e no Noroeste. No domingo, máximas de 37ºC a 40ºC nas cidades mais quentes do Oeste, Noroeste e o Norte paulista.

O calor será muito intenso a extremo ainda no Sudeste neste fim de novembro em áreas mais a Oeste de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, onde tanto neste sábado como no domingo as máximas em algumas cidades devem atingir à tarde valores entre 37ºC e 40ºC.

No Centro-Oeste, os últimos dois dias de novembro devem ser igualmente marcados pelo calor excessivo. A maior parte do Mato Grosso do Sul deve ter máximas de 37ºC a 40ºC, mas não são afastadas marcas de 40ºC a 42ºC em algumas cidades. No Mato Grosso, marcas mais altas no Sul do estado com 38ºC a 40ºC. Muito calor também em Goiás com 35ºC a 38ºC em diversas cidades e possibilidade de marcas perto de 40ºC mais a Oeste e ao Sul do estado.

Anúncios