A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai aumentar ainda mais e que o estado de São Paulo terá uma segunda-feira tórrida com calor extremo em várias cidades paulistas a ponto de a temperatura alcançar 40ºC e a capital poder registrar uma máxima histórica.

Calor na cidade de São Paulo será muito intenso e máxima pode ficar entre as mais altas da história em dezembro | MIGUEL SCHINCARIOL/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Uma grande massa de ar quente atua na parte central do continente e provoca calor mais intenso entre o Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil, além de áreas mais a Oeste do Sul do Brasil ainda não alcançadas pela chuva, que avança pelo Rio Grande do Sul.
Neste domingo, o Mato Grosso do Sul registrou máximas de 40,8ºC em Água Clara; 40,3ºC em Três Lagoas; 39,3ºC em Aquidauana; e 39,0ºC em Miranda. Em Goiás, a máxima foi de 41,3ºC em Edeia.
No interior do estado de São Paulo, os termômetros indicaram neste domingo 39,3ºC em Valparaíso; 38,6ºC em Barretos; 37,5ºC em Jales; 37,3ºC em José Bonifácio e Barra Bonita; 37,1ºC em Ituverava e Bebedouro; e 37,0ºC em Rancharia.
Na cidade de São Paulo, igualmente fez muito calor. A máxima na estação do Mirante de Santana, na zona Norte, chegou a 34,2ºC. Na zona Sul, aqueceu menos e a máxima em Interlagos foi de 30,5ºC.
Nesta segunda-feira, o calor aumentará ainda mais e a MetSul Meteorologia não afasta a possibilidade até de marcas históricas de calor para o mês de dezembro no território paulista.
Grande parte do interior de São Paulo deve ter uma segunda-feira escaldante com máximas de 35ºC a 38ºC no Oeste, Centro, Noroeste e o Norte paulista. As máximas em algumas cidades devem ficar ao redor dos 40ºC.
Na cidade de São Paulo, o dia igualmente será tórrido com máximas em alguns bairros da capital à tarde de 35ºC a 36ºC com menor aquecimento mais ao Sul da área urbana da cidade. A máxima pode ficar entre as mais altas já observada até hoje em dezembro na capital a ponto de não se descartar um novo recorde absoluto mensal. O calor atingirá intensidade muito incomum para os padrões de dezembro que tem média máxima no mês de 28,3ºC no Mirante de Santana.
