Anúncios

Calor vai ganhar ainda mais força no Rio Grande do Sul neste começo de semana com marcas muito acima da média da segunda quinzena de março em quase todo o estado e possibilidade de marcas perto e ao redor de 40ºC em algumas regiões.

Foto mostra pôr do sol em dia de forte calor

Calor vai ganhar força neste início de semana com marcas escaldantes | ROSINARA FERREIRA

O domingo (15) já foi muito quente no estado com temperaturas máximas de 38,7ºC em São Paulo das Missões; 38,5ºC em Porto Xavier; 38,4ºC em Doutor Maurício Cardoso; 36,7ºC em Santa Rosa; 36,6ºC em Santo Ângelo e Alpestre; 36,3ºC em São Luiz Gonzaga; 36,1ºC em Itaqui; 35,8ºC em Porto Vera Cruz; 35,4ºC em Maçambará e Santo Antônio das Missões; 35,3ºC em Uruguaiana e Garruchos; e 35,2ºC em Santo Cristo e em Quaraí.

O calor mais intenso, concentrado neste domingo em municípios do Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul, vai avançar nesta segunda-feira (16) e na terça (17) para outras regiões do Rio Grande do Sul, inclusive a região metropolitana de Porto Alegre.

Isso porque a massa de ar quente de origem tropical sobre o Rio Grande do Sul ganhará força neste começo de semana. Com tempo aberto e ar seco, pela influência de uma área de alta pressão no Atlântico, a temperatura vai se elevar ainda mais com tardes de forte a intenso calor na maior parte das cidades gaúchas.

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com momentos de céu claro ou poucas nuvens no estado. Com a intensificação da massa de ar quente tropical, as marcas nos termômetros se elevam rapidamente depois de um começo de manhã com marcas agradáveis.

A tarde desta segunda terá máximas perto e ao redor dos 35ºC na maioria das cidades gaúchas, exceção de pontos perto da costa e da Serra. O calor deve ser especialmente intenso em cidades dos vales (Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) com máximas de 36ºC a 39ºC, mas pontos do Centro, Oeste, Campanha e o Noroeste também devem ter máximas muito elevadas.

Já a terça-feira será outro dia de muito calor para os gaúchos. O sol aparece durante o dia acompanhado de nuvens, mas o aquecimento intenso associado ao aumento dos índices de umidade pode trazer chuva ou temporais apenas em pontos isolados do interior da tarde para a noite.

A tarde da terça-feira vai ser novamente escaldante para os gaúchos, outra vez com máximas perto, ao redor e acima de 35ºC em grande número de municípios do estado. Mais uma vez se espera que os vales tenham as maiores máximas com marcas entre 37ºC e 40ºC. A Grande Porto Alegre, da mesma forma, terá calor excessivo.

Para se ter uma ideia de como a temperatura vai estar acima do normal neste começo de semana, a temperatura máxima média em Porto Alegre em março é de 29,2ºC e os termômetros podem marcas entre 35ºC e 37ºC nesta segunda e na terça na capital gaúcha.

Anúncios