Frente fria, calor intenso, chuva forte e tempestades vão marcar o tempo no Carnaval em estados do Centro-Sul do Brasil neste ano, de acordo com os mais recentes dados analisados pela equipe da MetSul Meteorologia.

Rio Grande do Sul terá instabilidade reforçada por uma frente fria entre sexta e sábado com vários dias de instabilidade em que será alto o risco de chuva localmente forte e de temporais de verãoi que podem ser intensos em alguns pontos | GABRIEL ZAPAROLLI
No Rio Grande do Sul, a MetSul alerta que o período de Carnaval terá instabilidade muito frequente com episódios de chuva forte a intensa localizados e temporais isolados de vento e ocasional queda de granizo.
Uma massa de ar quente e úmido cobre o território gaúcho e se espera ainda que entre sexta e sábado uma frente fria passe junto à costa, reforçando a instabilidade no estado. A frente terá impacto muito breve na temperatura e logo vai voltar a aquecer com forte abafamento, mantendo a instabilidade.
O risco de ocorrência de chuva forte isolada e de temporais localizados será diário, ou seja, todos os dias até o começo da semana que vem no Rio Grande do Sul terão instabilidade, embora afetando mais ou menos municípios de acordo com o dia.
A combinação de atmosfera aquecida com maior umidade fará com que as condições se tornem muito propícias à instabilidade, o que provocará diariamente convecção e em alguns pontos profunda. Modelos indicam altos índices de instabilidade, condizentes com acentuada convecção por calor e umidade alta. Índices de instabilidade com altas taxas sinalizam intensa convecção e alta probabilidade de tempestades isoladas.
Justamente por isso, embora em alguns dias a instabilidade já se dê durante a manhã em certos pontos, o risco de chuva e temporais será maior em horas entre a tarde e a noite após horas de sol e calor no período matutino.
Santa Catarina e Paraná terão tempo muito instável
Santa Catarina deve ter um Carnaval também de muita instabilidade neste ano. O estado vai registrar muitos dias seguidos de abundante nebulosidade e chuva frequente entre esta segunda metade da semana e o começo da próxima. Momentos de melhoria serão temporários.
Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a intensa durante o Carnaval em Santa Catarina com possibilidade alta ainda de temporais isolados com risco de granizo e vendavais pela elevada instabilidade sob ar quente e úmido. A região de Florianópolis deve ter chuva com alta frequência, por vezes forte e com altos volumes.
Igualmente, a instabilidade atmosférica vai marcar presença com grande frequência no Carnaval no estado do Paraná com chuva todos os dias na maior parte das cidades e que será localmente forte a intensa em alguns pontos com possibilidade de tempestades de caráter localizado. Momentos de melhoria com sol e calor devem ocorrer principalmente no Norte paranaense.
São Paulo terá dias mais quentes
A instabilidade deve diminuir durante o Carnaval no estado de São Paulo, porém o tempo não deve firmar para os paulistas. O que vai ocorrer é que a chuva será mais esporádica e localizada no território paulista entre o final desta semana com menor nebulosidade e a presença do sol em diversos pontos do estado. As pancadas isoladas de verão, com risco de temporais em alguns pontos, devem ocorrer mais da tarde para noite, como é comum em dias quentes nesta época do ano.
Na cidade de São Paulo, o sol vai aparecer com nuvens durante o Carnaval, mas haverá pancadas de chuva e ocasionais temporais da tarde para a noite. Quase todos os dias do período têm chance de instabilidade na segunda metade do dia, mas a chance será maior na sexta, segunda e terça. Vai fazer calor com máximas de 30ºC a 32ºC, ocasionalmente até maiores em alguns pontos da capital.
Tempo quente e sol no Rio de Janeiro
Será um Carnaval de sol e muito calor no Rio de Janeiro. Os dados analisados pela MetSul indicam que o período de Carnaval entre sexta e quarta da semana que vem deve ser marcado pelo predomínio do tempo firme com dias de sol. Qualquer instabilidade será isolada, esporádica e passageira.
Os dias de sol, sob massa de ar quente, vão proporcionar um Carnaval de temperaturas altas na cidade do Rio de Janeiro. Em alguns dias, as temperaturas podem atingir marcas durante a tarde tão altas quanto 37ºC a 39ºC, o que vai exigir muita hidratação.
Minas Gerais terá sol, calor e chuva isolada
Sol, nuvens e calor vão predominar durante o período de Carnaval em Minas Gerais, mas o aquecimento diurno deve provocar pancadas de chuva isoladas típicas de verão, em alguns pontos fortes e com risco de temporais. No entanto, serão ocorrências pontuais e a instabilidade tende a diminuir bastante no território mineiro. Em Belo Horizonte e Ouro Preto, por exemplo, a maior parte do Carnaval deve ter sol, nuvens e temperatura alta, somente com pancadas muito isoladas de chuva e que em alguns dias sequer vão ocorrer.
