Anúncios

Consumo de luz disparou no Sul do Brasil com a onda de calor | DOUGLAS BECKER/ARQUIVO

O calor, principalmente no Rio Grande do Sul, fez disparar o consumo de energia elétrica no Sul do Brasil nos últimos dias pelo elevado uso de aparelhos de ar-condicionado. Ontem, segunda-feira, primeiro dia útil da semana, a demanda máxima de carga na região foi 25% maior do que no mesmo dia da semana anterior, mostram número do Operador Nacional do Sistema (ONS) apurados pela MetSul Meteorologia.

De acordo com o boletim IPDO (Informativo Preliminar Diário da Operação) desta terça, a demanda máxima de carga ontem no subsistema Sul do Sistema Interligado Nacional foi de 20.284 MW. A marca foi registrada às 14h04 da segunda-feira, quando a temperatura estava em 35ºC com índice de calor de 46ºC em Porto Alegre.


Na segunda-feira da semana passada, em comparação, com temperatura muito abaixo das registradas no dia de ontem, com máxima de 28,5ºC em Porto Alegre, a demanda máxima instantânea no submercado Sul tinha sido de 16.083 MW, às 14h46.

Embora o pico de consumo de ontem, não foi a maior demanda de energia deste ano no Sul do Brasil. A maior demanda máxima em 2023 foi registrada no dia de 14 de fevereiro com 20.966 MW, às 14h17. Naquele dia, de calor mais intenso e generalizado no Sul do Brasil, a máxima em Porto Alegre chegou a 37,0ºC.


A capital gaúcha registrou ontem uma das noites mais quentes da história recente da cidade. A mínima oficial na estação convencional do bairro Jardim Botânico da segunda de 25,6ºC foi a mais alta para dezembro desde 31 de dezembro de 2014, quando fez 26,7ºC. Já para qualquer mês do ano, a mínima foi a mais alta desde 2021, quando no dia 10 de janeiro a temperatura não baixou de 25,8ºC na estação convencional.

Durante o dia, o calor foi implacável. Com maior umidade, no meio da tarde, o índice de calor (sensação térmica) em Porto Alegre era de 46ºC com temperatura de 35ºC e umidade de 63%. No interior, as temperaturas máximas mais altas ontem foram de 39,2ºC em Porto Xavier, 38,9ºC em Horizontina, 38,5ºC em Porto Vera Cruz e 38,2ºC em Santa Rosa, todas no Noroeste.

Na Grande Porto Alegre, as maiores máximas na tarde da segunda-feira foram de 37,7ºC em Campo Bom e 37,0ºC em Novo Hamburgo. O índice de calor à tarde em Campo Bom foi a 48ºC pela elevada umidade relativa do ar que trazia enorme desconforto térmico na rua.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios