Anúncios

Chuva forte isolada no final da manhã deste domingo em Livramento | FABIAN RIBEIRO

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul no começo da tarde deste domingo, mas o tempo já começa a mudar em pontos do território gaúcho com a formação de áreas de instabilidade isoladas que provocam pancadas localizadas de chuva com risco de temporais isolados de vento e queda de granizo.

O que ocorre? Uma frente fria (que no verão não significa frio) passa pela costa e induz instabilidade com a atmosfera superaquecida sobre o Rio Grande do Sul. Esta frente fria é de muito fraca atividade, mas consegue interferir na atmosfera com instabilidade localizada no estado.


Esta frente de escassa atividade cruzou pela região de Buenos Aires ontem de noite sem chuva e apenas rajadas de vento, trazendo um alívio temporário no calor. A temperatura hoje ao meio-dia no Aeroporto Internacional de Ezeiza era de 26ºC contra 33ºC no mesmo horário ontem.

Por isso, o calor cede um pouco de intensidade em parte do Rio Grande do Sul agora no começo de semana, mas depois retorna com força ao longo da semana, trazendo os dias mais quentes até agora deste verão.


Núcleo de instabilidade isolada que se formou na fronteira com o Uruguai trouxe chuva com queda de granizo em pontos isolados de Livramento no final da manhã deste domingo. As imagens de satélite mostravam outras áreas de instabilidade isoladas se formando no estado.

Imagem de satélite do meio-dia deste domingo com vários núcleos isolados de instabilidade | METSUL

O sol ainda aparece com nuvens na maior parte do estado na tarde de hoje, entretanto a cobertura de nebulosidade aumenta em todas as regiões. O forte aquecimento forma nuvens com maior desenvolvimento vertical que trazem chuva isolada de verão da tarde para a noite em diversos pontos do território gaúcho. Não se afasta instabilidade na Grande Porto Alegre.

Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de vento ou granizo, uma vez que temperatura estará muito alta. É uma situação radicalmente distinta do dia 16 de janeiro, quando um sistema de grande escala de tempestade atuou no Rio Grande do Sul. Desta vez, os temporais são isolados e associados ao calor, situação comum no verão, embora possam trazer tempo severo muito isolado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios