Anúncios

Uma grande massa de ar quente cobre a parte central do continente e ganhará força neste fim de semana com máximas ao redor e acima de 40ºC na Argentina, Paraguai, Norte do Uruguai e no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia.

Mapa de calor

Massa de ar muito quente cobre a parte central da América do Sul neste fim de semana | METSUL

Ontem (4), estações meteorológicas no estado gaúcho já indicaram máximas de 36,1ºC em São Paulo das Missões; 35,6ºC em Santa Rosa; 35,3ºC em Doutor Maurício Cardoso; 34,8ºC em Itaqui; 34,6ºC em Santo Ângelo; 34,5ºC em Porto Xavier; 34,4ºC em Uruguaiana; e 34,1ºC em São Gabriel. Hoje, o calor aumenta ainda mais com 32ºC a 35ºC na maioria das cidades gaúchas.

Na tarde desta sexta (5), o calor será mais intenso do que ontem com temperaturas que devem atingir 32ºC a 35ºC na maioria das cidades gaúchas. Porto Alegre deve anotar máxima em torno de 34ºC. Pontos das regiões dos vales, do Centro e do Noroeste terão 35ºC a 38ºC à tarde.

A tendência é que este sábado (6) seja o dia de calor intenso mais generalizado com uma tarde tórrida. Porto Alegre pode anotar máximas de 37ºC a 38ºC, as mais altas desde o último verão. Na região metropolitana, sobretudo no Vale do Sinos, as máximas podem ficar entre 38ºC e 40ºC.

No interior, a tarde deste sábado deve ter marcas de 35ºC a 38ºC na maio parte dos municípios com registros de 38ºC a 40ºC no Sul, Campanha, Oeste, Centro e o Noroeste do estado.

Já no domingo (7), o calor cede em intensidade no Sul e no Leste do estado, embora siga quente, mas nas demais regiões prossegue e em alguns pontos até aumenta em relação ao sábado. A tarde do domingo deve ter máximas elevadíssimas entre 35ºC a 40ºC no Oeste, Noroeste e no Centro gaúcho com possibilidade de marcas acima de 40ºC em alguns pontos.

O Oeste em Santa Catarina e o Oeste, Noroeste e o Norte do estado no Paraná devem ter forte a intenso calor nesta sexta e no sábado com máximas próximas e acima dos 35ºC. No domingo, o forte calor deve atingir mais cidades catarinenses e paranaenses.

O fim de semana será muito quente com máximas acima de 35ºC em algumas cidades também no Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo, mas pancadas de chuva isoladas devem inibir aquecimento maior mais generalizado.

Como a MetSul Meteorologia já alertou, um episódio de muito forte instabilidade, associado a um potencial intenso ciclone, vai atingir o Sul do Brasil a partir do final da segunda e a terça-feira, o que vai impedir o prosseguimento do período muito quente.

Anúncios