Tempestades severas atingem a Argentina em meio a uma onda de calor que afeta o país vizinho com temperaturas acima de 40ºC. Houve fortes vendavais e granizo com alerta de temporais válidos para esta sexta-feira em dez províncias argentinas.

Temporais castigam a Argentina sob calor extremo | REPRODUÇÃO
De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as máximas nesta quinta-feira (27) na Argentina foram de 42,7ºC em Santiago del Estero; 41,6ºC em Las Lomitas e Rivadavia; 40,2ºC em Catamarca; e 40,1ºC em Presidencia Roque Saenz Peña.
Nesta quinta (27), forte temporal atingiu à tarde o Centro e Sudeste da província de Santiago del Estero sob calor extremo que passou de 40ºC. As áreas mais castigadas incluem Los Juríes, El Bobadal, Suncho Corral, Quimilí e localidades rurais próximas, onde a tempestade provocou granizo, ventos intensos e danos materiais significativos.
Moradores registraram abundante queda de pedras de granizo, que acumularam em estradas e terrenos. As pedras de granizo e o vento intenso destruíram telhados, derrubaram árvores, danificaram construções leves e deixaram prejuízos em várias propriedades rurais. Também houve mortalidade de animais de criação.
A força do temporal derrubou postes, arrastou alambrados e provocou alagamentos em diferentes setores. Vídeos enviados por moradores mostram cortinas de chuva, poeira levantada pelo vento e granizo intenso avançando rapidamente pela região.
O episódio ocorre em meio a uma onda de calor extremo que domina Santiago del Estero e grande parte da Argentina. O Serviço Meteorológico Nacional mantém alertas amarelo e laranja por fortes tormentas em dez províncias, incluindo Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, San Juan, San Luis, Mendoza e Neuquén.
A MetSul Meteorologia alerta que o intenso calor, aliado à passagem de uma fraca frente fria pela costa, deve gerar múltiplas células de tempestades entre a tarde e a noite desta sexta-feira (28) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Há risco de temporais fortes a severos de forma isolada, com possibilidade de queda de granizo — inclusive com pedras de maior diâmetro localmente — e preocupação especial para vendavais, alguns potencialmente fortes. Modelos de alta resolução, como o WRF, indicam áreas com vento entre 70 km/h e 100 km/h, e até rajadas acima de 100 km/h em pontos isolados.
O cenário exige atenção redobrada devido ao potencial de danos causado por tempestades localizadas e muito intensas. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também deve enfrentar risco elevado de tempo severo, especialmente entre a tarde e a noite.
